Quer tomar café sem açúcar? Veja 5 dicas para acostumar seu paladar
A ideia é que, dia após dia ou semana após semana, a quantidade desse ingrediente diminua
A ideia é que, dia após dia ou semana após semana, a quantidade desse ingrediente diminua
Você é do time que prefere o café com ou sem açúcar?
Por mais que gostem da bebida adoçada, cada vez mais pessoas buscam retirar o açúcar para reduzir o consumo da substância, que em excesso faz mal à saúde e favorece o ganho de peso.
Se é seu caso, saiba que é possível ir diminuindo a quantidade do ingrediente até parar de uma vez —tudo isso gradualmente e sem mudanças bruscas na rotina!
Por isso, veja cinco dicas que facilitarão esse processo:
+++ VEJA TAMBÉM: Você sabia? Consumir laticínios e cafeína são alguns dos hábitos que aceleram o metabolismo
+++ VEJA TAMBÉM: Comer ovo todo dia faz mal? Entenda qual é o limite saudável
DIMINUIR AOS POUCOS
A ideia é que, dia após dia ou semana após semana, a quantidade de açúcar diminua. Ou seja, se a pessoa costuma utilizar uma colher de sopa, ela pode trocar pela colher de sobremesa na semana seguinte, e assim por diante.
Essa mudança gradativa é importante para reeducar as papilas gustativas —receptores localizados na língua e que fazem com que as pessoas sintam os sabores dos alimentos.
INCREMENTE
Além disso, e interessante substituir o açúcar por outros ingredientes para experimentar o café de um jeito diferente! Algumas opções são:
ADOÇANTES
Após reduzir a quantidade de açúcar, é possível tentar novas formas de adoçar o café. São diversas opções, como adoçante, canela, cravo e até o mel. Também, tanto a canela quanto o cravo liberam uma substância que, em altas temperaturas, perfuma a bebida e traz o sabor doce.
TESTE SEU PALADAR
Se você é realmente fã de café, uma boa ideia é explorar linhas especiais, que tenham opções com notas mais aveludadas ou achocolatadas e que, consequentemente, podem diminuir a acidez da bebida.
Mas, para aqueles que sentem mais dificuldades em tirar o açúcar, o ideal é apostar no café mais diluído (não necessariamente aguado), evitando a linha extraforte ou o café expresso, que costumam ter o sabor mais amargo.
VONTADES
Também, pergunte-se se você toma o café para sentir o gosto da bebida ou do açúcar. Se o cafézinho após o almoço, por exemplo, for motivado apenas para suprir a vontade de comer um chocolate ou outro doce, é melhor pensar em outros caminhos como uma fruta ou uma barrinha de cereal saudável.
O ideal é reduzir o consumo de açúcar no geral, e não só no café. Quando em excesso, o doce é prejudicial para a saúde, impactando no controle de peso e da glicemia (quantidade de açúcar no sangue), podendo causar futuramente diabetes, obesidade e, outras doenças.