Segundo a secretaria municipal de Saúde, houve registro de queda de 48% na média de casos positivos de Covid-19 em Botucatu, cinco semanas após a vacinação em massa com a vacina Oxford/Astrazeneca, ou seja, a média semanal de casos é a mais baixa desde o início de maio.
Enquanto a região teve redução de testes positivos em 50% e as internações caíram 40%, cidades da mesma região de Botucatu que não tiveram vacinação em massa registraram aumento de casos no período considerado. Em Avaré, por exemplo, cidade vizinha de 92 mil habitantes, a média diária subiu de 50,2 casos, na semana de 6 a 12 de junho, para 67,5 no período de 13 a 19.
De acordo com o secretário André Spadaro, esses indicadores de queda nos números da pandemia se relacionam diretamente à vacinação e estão dentro do cronograma esperado.
+++ Variante Lambda: saiba porquê a capa que circula na América do Sul está preocupando a OMS
“Se considerarmos de hoje a 14 dias atrás, a queda nos casos positivos é da ordem de 60%, indicando que a tendência de redução persiste. A pressão por leitos no Hospital das Clínicas (referência para covid-19) continua elevada, visto que atende a mais de 30 municípios da região. Infelizmente, a transmissão segue elevada em todo o interior do Estado”, falou.