Publicidade

Quais são os primeiros socorros para queimaduras em festas juninas? Ministério da Saúde explica

Conforme o Ministério da Saúde, junho costuma ter um aumento de casos de queimaduras no Brasil por líquidos quentes e chamas de fogueira

Ministério da Saúde alerta sobre queimaduras em festas juninas
Ministério da Saúde alerta sobre queimaduras em festas juninas – Pexels/Vlad Bagacian

As fogueiras são a marca registrada nessa época do ano no Brasil com as festas juninas. Além disso, o famoso quentão é uma bebida que não pode faltar nas comemorações relacionadas aos santos católicos São João, Santo Antônio e São Pedro. No entanto, são justamente elementos quentes e com fogo que podem atrapalhar as celebrações por conta de um acidente, e esse é o ponto de alerta do Ministério da Saúde, em nota divulgada na última quinta-feira, 16.

Publicidade

Conforme a pasta, junho costuma ter um aumento de casos de queimaduras no Brasil. Só entre janeiro e abril, o país teve 3.540 procedimentos hospitalares 32.631 ambulatoriais por conta de queimaduras. Com isso, o Ministério da Saúde chamou a atenção para ambientes propícios para o acidente por “líquidos quentes, chamas de fogueira e fogos de artifício”.

QUAIS SÃO OS PRIMEIROS SOCORROS PARA CASOS DE QUEIMADURAS?

É importante estar atento para evitar esse tipo de acidente, já que, dependendo do grau da queimadura, pode ser fatal ou levar à incapacitação. “A maior prevalência é atribuída a queimaduras de segundo grau, com destaque para as lesões dos membros superiores, ou seja, mãos, braços, tronco e cabeça”, destacou a pasta.

Em casos de acidentes com queimaduras leves, também é necessário saber os primeiros socorros. O Ministério da Saúde destacou as seguintes orientações:

  • O paciente deve colocar a região queimada debaixo de uma água corrente fria e com jato suave, por 10 minutos. Essa ação deve ser IMEDIATA;
  • Pode-se utilizar compressas úmidas e frias;
  • Caso o local tenha poeira ou insetos, a queimadura DEVE ficar coberta com um pano limpo e úmido.

O QUE FAZER EM CASOS DE QUEIMADURAS MAIORES?

Nesses casos, os cuidados médicos são necessitados de forma ainda mais URGENTE. Queimaduras com maior extensão pelo corpo podem ser causadas por substâncias químicas ou eletricidade.

Publicidade

Ainda, o Ministério da Saúde destacou que NÃO se deve fazer nos casos de queimaduras, como:

  • Nunca toque a queimadura com as mãos;
  • Nunca fure bolhas;
  • Nunca tente descolar tecidos grudados na pele queimada;
  • Nunca retire corpos estranhos ou graxa do local queimado;
  • Nunca coloque manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura; somente o profissional de saúde sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado.