Publicidade

Problemas de pele podem estar associados a covid-19, revela estudo

Lesões na pele como púrpura, necrose e lesões vasculares podem indicar a infecção pela covid

Lesões na pele podem ser indicativo de covid-19, segundo estudo – Pixabay

Uma revisão sistemática de estudos científicos feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) apontou que problemas de pele como púrpura, necrose e lesões vasculares podem estar associados a covid-19. 

Publicidade

De acordo com o estudo, sintomas como lesões e infecções na pele aparecem entre 6% a 10% dos pacientes de covid-19 e podem ser um indicativo ou consequência da infecção provocada pelo novo coronavírus. 

+ VEJA TAMBÉM: Entenda o que é a cardiomioptia hipertrófica, doença do ator Rafael Cardoso

Segundo a assessora do Departamento de Medicina Interna da SBD, Camila Seque, para o UOL, a explicação para essa associação da covid com problemas de pele pode estar nos problemas da vascularização e coagulação provocados pela Sars-Cov-2. Estas complicações acabam acarretando sequelas na pele causando lesões. 

O estudo constatou que os problemas de pele podem surgir até quatro semanas depois da infecção, no entanto, é mais comum que eles apareçam 15 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas. Pacientes mais graves podem desenvolver necrose nas extremidades do corpo necessitando amputação de membros. Assintomáticos também podem apresentar problemas com lesões mais leves, como urticárias e erupções cutâneas.

Publicidade

De acordo com Camila, o tratamento da covid-19 pode colaborar para a melhora destes problemas de pele, ou seja, os medicamentos utilizados para o quadro sistêmico colabora para a melhora da pele do paciente. No entanto, quando o quadro se agrava, é necessário um tratamento mais direcionado para a pele.