Tontura, fraqueza e sensação de desmaio. Já sentiu estes sintomas no verão e não soube o que fazer? É comum e geralmente eles são causados por um só motivo: pressão baixa.
Considerada vilã por muitos, a pressão baixa não é uma doença, sendo assim, fique tranquilo e não recorra às medidas populares, como colocar sal debaixo da língua, molhar a nuca e ingerir uma pequena quantidade de açúcar.
Segundo o Doutor Carlos Alberto Cyrillo Sellera, médico cardiologista e responsável pela disciplina de Doenças Cardiovasculares da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), essas ações não são medidas isentas de risco e a resposta da pressão é apenas transitória.
“O açúcar não tem nada a ver e a água na nuca ou o sal debaixo da língua não apresentam resultados. O que se deve fazer é deitar elevando os membros inferiores e se hidratar bem”, explica o médico.
Segundo o especialista, a pressão baixa ocorre por diversos motivos, os mais comuns são: desidratação, hemorragia, jejum prolongado, gravidez, problemas nutricionais, diabetes, hipotireoidismo, manter-se em pé ou parado em locais abafados por tempo prolongado, pós exercício físico com parada abrupta, ingestão excessiva de álcool, uso de certos medicamentos e algum tipo de arritmia cardíaca.
E mesmo com diversos motivos, muitos também podem ser acometidos pela pressão baixa por conta do calor. O Dr. Sellera comenta que isso acontece porque a temperatura mais alta faz os vasos dilatarem.
“No inverno é exatamente o inverso, a pressão fica mais elevada pela constrição dos vasos. Por isso, agora nessa época do ano em que as temperaturas ultrapassam os 30º, é muito importante que as pessoas se hidratem mais”, relata Sellera.
Outro ponto importante que o médico ressalta é o cuidado com os idosos, já que eles são mais suscetíveis à desidratação, principalmente em dias muito quentes e correm maior risco de desmaio.
O que fazer quando estiver com a pressão baixa?
- É recomendado a pessoa deitar-se numa posição confortável e com os pés mais elevados do que o coração e a cabeça;
- Ingerir bastante líquido para aumentar o volume do fluxo sanguíneo, mas em pequenos goles;
- Caso a pessoa esteja em jejum há muito tempo, é indicado dar preferência a sucos de frutas. Entretanto, hidratantes do tipo isotônicos também são válidos;
- Caso os sintomas sejam recorrentes e passe a interferir na qualidade de vida da pessoa, é necessário procurar um médico.