Por que algumas pessoas que convivem com infectados não se contaminam com a covid-19?

Estudo da USP investiga o motivo pelo qual pessoas que dividem a mesma casa tem covid-19 e outras não

Entenda porquê algumas pessoas não se contaminam com a covid-19 mesmo vivendo no mesmo ambiente que pessoas infectadas – Getty Images

Embora estejamos vivendo a pandemia há mais de um ano, ainda existem muitas dúvidas sobre a Sars-Cov-2, o vírus causador da covid-19, que já matou 3.15 milhões e contaminou 150 milhões de pessoas em todo o mundo.

Publicidade

Dentre as dúvidas que surgem estão os casos de pessoas que mesmo convivendo com infectados, nunca se contaminaram com a doença.

Não é muito raro encontrar casos de casais no qual um parceiro teve todos os sintomas e testou positivo para a covid-19 enquanto o outro não foi diagnosticado com o novo coronavírus mesmo convivendo de perto com um infectado. 

+ VEJA TAMBÉM: Concerto em Barcelona com 5 mil pessoas não causa aumento de infecções por Covid

Cientistas da USP estão investindo em pesquisas para investigar o motivo pelo qual algumas pessoas são resistentes à covid-19 mesmo quando são expostas ele. Sabe-se que há pessoas que se contaminam e são assintomáticas, no entanto, ainda há indivíduos que realizam testes de anticorpos que provam que elas nunca tiveram a covid-19. 

Publicidade

Um outro estudo, publicado na revista científica Science em novembro do ano passado tentou esclarecer o motivo pelo qual crianças, por exemplo, dificilmente se contaminam em comparação com adultos. A pesquisa leva em consideração a hipótese de que algumas pessoas têm certo grau de imunidade preexistente ao coronavírus.

+ VEJA TAMBÉM: Índia bate recorde de mortes por covid-19 nesta quinta-feira

Depois de avaliar a coleta de sangue de voluntários antes do surto de covid-19, os cientistas fizeram a seguinte contatação: “Nossos resultados de vários ensaios independentes demonstraram a presença de anticorpos preexistentes que reconhecem o SARS-CoV-2 em indivíduos não infectados”

Publicidade

À partir destes resultados, os cientistas especulam que o motivo que comprovaria o fato de algumas pessoas serem menos propensas à contaminação seria por conta de anticorpos de reação cruzada presente principalmente em crianças que, embora sofram com resfriados leves durante todo o ano, tenham menos probabilidade de ficarem muito doentes com a covid-19.