Se você é daquele tipo de pessoa que precisa de uma xícara de café ao acordar, saiba que a prática pode estar fazendo bem para sua saúde!
Sim, afinal, se consumida com controle, a bebida pode prolongar sua expectativa de vida, como revelou novo estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido. De acordo com os pesquisadores, além disso, o café ainda reduz os riscos de doenças cardiovasculares.
Para os resultados, então, a pesquisa contou com cerca de 450 mil participantes, entre 40 e 69 anos, todos sem qualquer indício de problemas cardíacos. Além disso, eles foram divididos entre aqueles que consumiam a versão expressa, moída, descafeinada, e também os que não a bebiam regularmente.
Café aumenta expectativa de vida e reduz riscos cardiovasculares
O estudo, portanto, revelou que a taxa de mortalidade foi menor para todos os grupos que a bebiam: 27% o moído, 14% o descafeinado e 11% o expresso. Já para os riscos de doenças cardiovasculares, respectivamente, foram 20%, 9% e 6% menor.
No entanto, a menor taxa foi entre aqueles que consumiam apenas de duas a três xícaras por dia, comprovando a eficácia de um consumo controlado da bebida.
“A cafeína é o constituinte mais conhecido do café, mas a bebida contém mais de 100 componentes biologicamente ativos”, explica Peter Kistle, responsável pelo estudo. “É provável que os compostos não cafeinados tenham sido responsáveis pelas relações positivas observadas entre o consumo de café”.
Por fim, ele destaca: “Nossas descobertas mostram que beber pequenas quantidades de café de todos os tipos não deve ser desencorajado. Mas, sim, pode ser apreciado como um comportamento saudável para o coração”.
Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!