Publicidade
Estudo fala sobre melhor preparo de café para o coração – Unsplash/Nathan Dumlao

Para muitas pessoas, um cafézinho durante o dia é lei. Além disso, a bebida pode ser benéfica para a saúde, desde que consumida até três xícaras por dia, conforme estudo do ano passado da Sociedade Europeia de Cardiologia. Mas, e em relação ao modo de preparo do café? Existe uma forma que seja mais saudável? Foram essas questões que um novo estudo norueguês buscou solucionar.

Publicidade

CAFÉ COADO OU EXPRESSO?

No estudo publicado na revista científica European Journal of Preventive Cardiology, os pesquisadores compararam os efeitos do café coado e do expresso. Ao observarem 508.747 voluntários por 20 anos, os cientistas detectaram maiores resultados positivos no café coado.

+++ Certa quantidade de café por dia pode evitar doenças cardíacas, aponta novo estudo; saiba quanto

+++ Estudo: tratamento com som pode combater tumores no fígado

Em relação à saúde do coração, a bebida coada, comparada com a não coada, apresentou um menor risco de morte por doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (AVC). Ainda, foi destacado uma redução de 15% de óbitos precoces por qualquer doença entre os participantes de 20 a 79 anos. Enquanto isso, houve um declínio de 4% desses casos em homens e 9% em mulheres.

Publicidade

Aliás, na quantidade recomendada, a Sociedade Europeia de Cardiologia apontou que o café pode diminuir em até 21% o risco de derrames. Para o pesquisador sênior do Departamento de Saúde Pública da Noruega, Aage Tverdal, “seja qual for o tipo de café que você beba, aproveite. Se for conveniente, beba café filtrado, especialmente se você tiver colesterol alto.