saude   / Cacau do bem

Nutricionista aponta: comer chocolate todos os dias ajuda a emagrecer e evita o estresse - e ainda é delicioso; Leia mais

Lembre-se de evitar aquelas versões recheadas ou feitas de chocolate branco

VIVA SAÚDE Publicado sexta 2 outubro, 2020

Lembre-se de evitar aquelas versões recheadas ou feitas de chocolate branco
Comer chocolate todos os dias ajuda a emagrecer e evita o estresse; Leia mais - Freepik

Uma gostosa notícia para você: comer chocolate todos os dias faz bem sim para a saúde! 

Mas não é preciso consumir uma caixa de bombom inteira para contar com seus benefícios. Cerca de 30g da versão composta por, no mínimo, 70% de cacau são suficientes para adoçar a vida e obter doses diárias de antioxidantes, polifenóis e flavonoides - que reduzem o risco de doenças cardiovasculares, propiciam melhora do fluxo sanguíneo, reduzem a pressão arterial e melhoram os níveis de colesterol ruim, fazendo bem ao nosso organismo.

Mas lembre-se de evitar aquelas versões recheadas ou feitas de chocolate branco - produzido através de uma mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, como leite e açúcar, além de ser mais calórico e rico em gordura saturada.

 

+++ VEJA TAMBÉM:  Dia Mundial do Coração: nutricionista elenca alimentos amigos do órgão

+++ VEJA TAMBÉM:  Dieta Ayurveda: Além de auxiliar no emagrecimento, cura a mente e o corpo; saiba mais

 

Então, veja quatro bons motivos cientificamente comprovados para comer chocolate todos os dias listados pela nutricionista Sabrina Longhi para o Portal G1:

 

1. Comer chocolate ajuda na perda de peso

Estudos recentes apontam que os ácidos fenólicos presentes no cacau podem ajudar no processo de emagrecimento. "Estas substâncias interferem na produção da leptina, o hormônio da saciedade, e ainda queimam mais calorias. Outra pesquisa sugere que o cacau pode inibir o organismo a estocar gordura”, disse Sabrina.

 

2. Evita o estresse

O chocolate pode reduzir os níveis de cortisol após duas semanas de consumo diário. Esse hormônio do estresse altera a produção hormonal, aumentando processos inflamatórios e a pressão sanguínea.

 

3. Chocolate faz bem à saúde
Segundo a especialista "o chocolate possui flavonoides que reduzem o risco de doenças cardiovasculares, propiciam melhora do fluxo sanguíneo, reduzem a pressão arterial e melhoram os níveis de colesterol ruim”.

 

4. Antienvelhecimento

 O cacau ainda contém antioxidantes que previnem o envelhecimento da pele!

Último acesso: 01 Dec 2020 - 20:19:30 (464).