Publicidade

Médico especialista aponta 4 passos para uma boa manutenção da sua saúde digestiva

No dia 29 de maio celebramos o Dia Mundial da Saúde Digestiva e o Dr. Eduardo Grecco listou as principais recomendações para cuidar da saúde digestiva

Aprenda a cuidar da sua saúde digestiva com dicas de médico – Pixabay

Você cuida da sua saúde digestiva? Esta é uma parte importante do funcionamento do nosso organismo e precisa de atenção. No próximo dia 29 de maio, a Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO) celebra o Dia Mundial da Saúde Digestiva e o gastrocirurgião e endoscopista Dr. Eduardo Grecco listou as principais dicas e recomendações para cuidar da saúde digestiva. 

Publicidade

1º passo: fique atento!

Muitas pessoas sofrem, em algum momento da vida, dos mais variados sintomas de doenças do trato digestivo como, por exemplo, náuseas, prisão de ventre, dor abdominal, azia, refluxo e episódios de diarreia. No entanto, os sintomas podem não parar por aí. Segundo o Dr. Grecco, o mau hálito, dores de barriga, alteração nas fezes e irritação frequente no estômago podem ser mais alguns alertas de que algo não está como deveria e que é hora de procurar um médico. 

+ VEJA TAMBÉM: Atenção, mamães! Gravidez tardia contribui para surgimento de diabetes gestacional

Dados da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) apontam que cerca de 30% dos brasileiros sofrem de algum tipo de alteração intestinal, no entanto, 90% desta parcela não busca atendimento médico ou se automedica. O que poucas pessoas sabem é que o mau funcionamento do sistema digestivo pode, na verdade, mascarar doenças mais graves, como cânceres de estômago e intestino.

Publicidade

O câncer de estômago e de intestino são os mais comuns no sistema digestivo. No caso desses tumores, o fator genético é muito importante, por isso, pessoas cujos pais, tios ou avós tiveram esses cânceres devem iniciar a investigação e prevenção mais cedo. No entanto, esses cânceres também se associam à dieta adotada. Assim, o aumento do consumo de fibras e alimentos integrais e a redução no consumo de carne vermelha podem reduzir a chance do surgimento dessas doenças.

2º passo: saiba o que pode prejudicar sua saúde digestiva

É importante ressaltar que outras doenças que afetam o aparelho digestivo, como a gastrite, a constipação intestinal, o refluxo gastroesofágico e a síndrome do intestino irritável, por exemplo, estão associadas e também são consequência de hábitos de vida pouco saudáveis. Alimentação desequilibrada, sedentarismo, excesso de álcool, tabaco e estresse são os maiores vilões da saúde digestiva. 

Publicidade

+ VEJA TAMBÉM: Nutricionista e personal trainer aponta os riscos de jejum de Mayra Cardi para o organismo

3º passo: não deixe o peixe morrer pela boca

Quando o assunto é saúde digestiva, o peixe pode acabar morrendo pela boca, sim! Nosso trato digestivo é diretamente afetado pelo que comemos. Assim, quando transformamos hábitos alimentares estamos melhorando nossa saúde digestiva e podemos experimentar uma sensação de bem-estar. Pensando nisso, algumas dicas valiosas podem ser seguidas no dia a dia:

Publicidade
  • Evite café e álcool em excesso;
  • Adote uma dieta variada, rica em grãos integrais, verduras, legumes e frutas;
  • Foque no consumo de alimentos com baixa quantidade de açúcares, gorduras, sódio e conservantes;
  • Evite o consumo de alimentos processados ou industrializados;
  • Mantenha-se hidratado. 

4º passo: não descuide do físico e do emocional

Atualmente sabemos que o intestino é nosso segundo cérebro e, por tanto, é responsável pela manutenção da nossa saúde física e mental. Para garantir a boa manutenção da saúde digestiva, outros hábitos, para além dos alimentares, também podem e devem ser adotados:

  • Mantenha-se em movimento! A prática diária de alguma atividade física moderada é fundamental;
  • Para além de cuidar da saúde digestiva, não comprometa seu pulmão e aparelho respiratório: evite fumar;
  • Busque estratégias para aliviar os níveis de estresse. Uma boa dica é inserir pequenas pausas durante o expediente para alongamentos.
     

Publicidade