A Agência Nacional de Segurança Alimentar (Anses) da França anunciou nesta terça-feira, 12 de julho, uma nova medida preventiva a respeito do consumo de embutidos.
Tudo começou com a confirmação, a partir de estudos, da relação entre o câncer colorretal e a exposição a nitratos e nitritos, componentes presentes em alimentos embutidos – como presuntos, linguiças, etc.
Segundo a Anses, a carne processada está classificada como cancerígena, na categoria 1. Além disso, os nitritos presentes nos embutidos são classificados na categoria 2A. Já os nitratos, menos de 4% da exposição aos nitratos é consequência do consumo.
Mesmo assim, ambos são utilizados na produção de embutidos para conservação a longo prazo dos produtos e evitar a contaminação de bactérias, além de garantir sua coloração vermelha.
França já reduzia uso de aditivos em embutidos, mas recomendação agora é para a população
Por conta dos riscos já conhecidos há um tempo, a indústria francesa já havia reduzido o uso de aditivos nitrato e nitrito. No entanto, a Anses agora anunciou a recomendação para a população: “recomenda-se consumir, no máximo, 150 gramas de embutidos por semana”.
A medida preventiva surgiu após, todos os anos, cerca de 180 mil pessoas na França morrerem de câncer colorretal.