Fome emocional: entenda o que é, como funciona e como contê-la

Diferente da fome fisiológica, a emocional não traz sensação de saciedade e pode gerar compulsão, de acordo com a personal trainer e nutricionista Sol Meneghini

Entenda o que é a fome emocional e como tratá-la – Freepik

Por questão de sobrevivência, comemos diversas vezes por dia ao longo de refeições como o café da manhã, o almoço e o jantar. No entanto, sem perceber, às vezes buscamos algum alimento por causa de uma fome diferente, que não é relacionada às nossas necessidades físicas. Segundo a personal trainer e nutricionista Sol Meneghini, essa é a chamada fome emocional.

Publicidade

“A fome emocional, como o próprio nome indica, ocorre quando a pessoa come diversos alimentos a partir de suas emoções e sentimentos aflorados, como alegria, tristeza, medo e preocupação”, descreve Sol.

“Não é uma fome real. É aquele momento que você abre a geladeira e pega o primeiro doce que vê pela frente. É uma espécie de alívio instantâneo para tentar fugir dos sentimentos negativos – afinal, descontar na comida é um atalho simples e prazeroso”, sintetiza a profissional.

Clique aqui para ler a matéria completa no site da Revista Bons Fluidos, parceira da Viva Saúde.

 

Publicidade