Os moradores de uma cidade rural da Bahia foram os primeiros a realizarem o teste rápido contra a doença Chagas. O recurso foi utilizado pela primeira vez em escala populacional. O teste para a identificação da doença foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em que o seu resultado sai em apenas 15 minutos – considerado um grande benefício para o diagnóstico precoce da enfermidade.
SENHORA DE 80 ANOS FOI A PRIMEIRA A REALIZAR O TESTE RÁPIDO CONTRA A DOENÇA DE CHAGAS
Fred Santos, da Fiocruz Bahia, é o pesquisador que está liderando o projeto e, conforme comunicado à Agência Fiocruz, a primeira pessoa a realizar o teste rápido foi uma senhora de 80 anos, chamada dona Amélia. “Em sua residência foram coletados mais de cem barbeiros. Essa tecnologia vai ajudar a identificar e dar visibilidade a essas pessoas”.
O teste consiste na coleta de uma amostra de sangue por meio de um furinho no dedo. O comunicado explica que, se uma linha nas cores roxa ou rosa aparecer, isso significa que o resultado deu positivo. Em 2020, o recurso recebeu o registro de produção pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após 10 anos do desenvolvimento do teste.
Para o pesquisador, o teste rápido irá promover a acessibilidade das pessoas a um diagnóstico precoce, impactando no tratamento dos pacientes com a doença. Além disso, oferece “melhor qualidade de vida à população acometida”.