A icônica personagem Daenerys Targaryen, interpretado pela atriz Emilia Clarke, enfrentou diversos desafios durante sua jornada na série Game of Thrones. Fora da ficção, Emilia também por problemas delicados. Durante a gravação da série, a atriz foi acometida por dois aneurismas cerebrais. Conforme a Rede D’Or, essa condição é caracterizada por uma doença nas artérias do cérebro. Em entrevista ao Sunday Morning, da BBC One, Emilia Clarke relatou as sequelas que convive até hoje por conta do aneurisma.
Por conta de aneurisma, Emilia Clarke disse que parte do seu cérebro não funciona mais
“Uma parte do meu cérebro não é mais utilizável”: essa foi uma das revelações da atriz em relação às consequências da doença que foi acometida. A batalha contra a doença foi travada em 2011 e, depois, em 2013. Toda sua vivência a motivou a criar uma instituição chamada SameYou voltada para pacientes que sofreram com lesões cerebrais e derrames.
“É notável que eu seja capaz de falar, às vezes de forma articulada, e viver minha vida normalmente, sem absolutamente nenhuma consequência”, relatou. “Faço parte da minoria muito, muito, muito pequena de pessoas que podem sobreviver a isso”. Hoje, Emilia tem 35 anos de idade, mas foi aos 22 que a artista foi acometida pelo primeiro aneurisma.
A atriz chegou a comentar todos os sintomas que sentiu por conta da doença. “Foi a dor mais excruciante, vômitos enormes, tentando recuperar a consciência. Eu ficava me fazendo todas essas perguntas. Fiquei dizendo falas minhas da série na cabeça”. O alerta da atriz foi: “Se você está vomitando e tem dor de cabeça, isso não é bom para o seu cérebro”.
Para Emilia Clarke, gravar Game of Thrones em um momento tão delicado da sua saúde foi muito importante. “Foi incrivelmente útil ter ‘Game of Thrones’ me arrebatando e me dando um propósito”.