Publicidade

Dia Mundial do Café: neurocirurgiã aponta que bebida precisa ser evitada por pacientes de crises convulsivas

O café fornece benefícios, mas precisa ser consumido com parcimônia, principalmente por quem tem epilepsia ou costuma ter crises de ansiedade, por exemplo

Dia Mundial do Café: como a bebida age no nosso corpo e até que ponto podemos consumi-la? – Freepik

Em 14 de abril é comemorado o Dia Mundial do Café, essa bebida que divide tantas opiniões ao redor do mundo. Consumida, em geral, para despertar, a xícara de café tão presente no dia-a-dia dos brasileiros pode, sim, fornecer benefícios ao corpo, mas em excesso, definitivamente pode causar danos aos viciados.

Publicidade

O café é um estimulante do sistema nervoso central, dentro dele tem a substância famosa e querida por muitos chamada cafeína, que ajuda, principalmente, quem trabalha por muitas horas, ou quem não gosta de acordar cedo e precisa de um empurrãozinho de manhã. “Por ser uma fruta, dentro dele tem outras substâncias também, sendo vitamina B3 e potássio. Ele é saudável e por conter cafeína tem um poder de ativar algumas partes do cérebro que aumenta a concentração, a capacidade de memória de trabalho e ajuda a estimular o sistema nervoso central, porém tudo depende da dose”, explica a Dra. Tatiana Vilasboas, neurocirurgiã do Hospital San Gennaro.

A especialista pontua que o café pode viciar o organismo e que, justamente por isso, tantas pessoas sofrem de dores de cabeça por falta da substância. “Não existe uma quantidade ideal para ser usado no organismo, o bacana é que seja usado com bastante parcimônia e pequenas quantidades, afinal, todas as substâncias utilizadas em excesso causam mal à saúde”, explica a especialista.

A neurocirurgiã, para completar, ainda esclarece que “como o café é um estimulante do sistema nervoso central, naquelas pessoas que têm epilepsia e crises convulsivas, principalmente crise convulsiva de difícil controle, ele deve ser evitado. O consumo precisa ser moderado, porque ele pode fazer com que o potencial de ação de repertório do cérebro seja reduzido, facilitando com que as crises se propaguem”.

Publicidade