saude   / Habemus órgão novo

Descoberta! Médicos holandeses descobrem novo órgão humano

A novidade aconteceu quando médicos holandes tratavam um paciente de um câncer

VIVA SAÚDE Publicado quarta 21 outubro, 2020

A novidade aconteceu quando médicos holandes tratavam um paciente de um câncer
Novo órgão é descoberto - Pixabay

É isso mesmo que você leu! Foi descoberto, na Holanda, um novo órgão do corpo humano.

Trata-se de um par de glândulas nunca referidas anteriormente, localizado atrás do nariz e acima do palato, perto do centro da cabeça humana. Essa novidade aconteceu quando médicos holandeses tratavem um paciente de câncer.

+++LEIA MAIS: Ajeita a postura: Exercícios caseiros para ajudar quem sofre com desvios de coluna

Mas você deve estar se perguntando agora: Por que só agora que esse novo órgão fora descoberto? Então, a resposta é que, como o local onde se encontram é anatomicamente pouco acessível, esse fator pode ter sido crucial para que estas glândulas tivessem passado despercebidas.

O neurocientista Fabiano de Abreu comentou sobre a nova descoberta e ao fato de existir ainda muito para desvendar.  "Isso prova o quanto a neurociência é importante e como ela é a chave para resolver muitas doenças assim como entender o funcionamento do nosso sistema nervoso. O avanço da tecnologia nos ajuda a desvendar o que antes era inacessível".

Ele ainda comentou que essa descoberta pode ser útil para os tratamentos de radioteraria e também para a neurociência: "Esta descoberta é um grande avanço já que pode amenizar o efeito da radioterapia em pacientes com tumores na cabeça e pescoço. Os tratamentos nestes doentes costumam causar complicações às glândulas salivares. Evitar com que essa região seja alvo da radiação ameniza os efeitos colaterais".

Apesar da descoberta, serão feitos mais estudos e análises para se ter mais conhecimento sobre esse novo órgão.

Último acesso: 11 Apr 2021 - 07:26:55 (618).