Durante o processo de emagrecimento, muitas pessoas acabam se frustrando quando vivem o chamado “efeito sanfona”. Isso porque, geralmente, a perda de peso vem acompanhada de um ganho, dificultando ainda mais essa jornada. Mas porque isso acontece?
Segundo o personal trainer e educador físico, Tauan Gomes, a maior causa disso é a ansiedade. “O processo de engordar demora tempo, 6 meses, 1 ano ou até 5 ou mais anos de negligência de cuidados com a saúde. E tem gente que acredita que entre 20 e 30 dias de ‘detox’ vai resolver o seu problema de forma definitiva”, aponta.
“Acreditando nisso, as pessoas acabam optando por medidas severas de restrição alimentar como solução milagrosa, o que acaba por não ser possível de sustentar por longo período”, continua. “E com a frustração, o peso volta tudo de novo, dessa vez carregado por compulsão alimentar e traumas ocasionadas pela ansiedade do resultado imediato”.
Além da ansiedade: efeito sanfona também depende de metabolismo
Outro fator que provoca esse ganho e perda de peso constante apontado por Tauan é a Taxa Metabólica Basal (TMB). Essa é a medida do mínimo de energia necessária para manter as funções do organismo em repouso, como os batimentos cardíacos, a pressão arterial, a respiração e a manutenção da temperatura corporal. O educador físico relata: “é a exigência energética, a manutenção do corpo e vida, que você precisa consumir diariamente para mantê-lo em funcionamento”.
Com isso, “a queda de peso de forma acelerada pode causar uma redução da taxa metabólica basal considerável, fazendo com que seu corpo gaste cada vez menos energia de forma natural e obrigando a permanecer em dietas cada vez mais restritivas para que o peso não volte a aumentar”, explica o personal trainer.
**
Sobre Tauan Gomes