Natal chegando e, com ele, todas aquelas guloseimas que nos deixam com água na boca! Como resistir?
Quem não quer sair totalmente do foco não precisa ficar longe das comemorações. Basta ter moderação e fazer as escolhas certas!
Comer bem faz parte da cultura natalina e não é preciso abrir mão de tudo para manter a dieta. O problema é sempre o exagero, mas é possível, sim, aproveitar as festas de forma consciente e prazerosa.
Por isso, confira algumas dicas para aproveitar a ceia de um jeito prazeroso e sem sair muito da linha:
+++ VEJA TAMBÉM: Alimento aliado da mulher: Abóbora melhora a saúde feminina da fertilidade à menopausa
+++ VEJA TAMBÉM: Evitar comer o mesmo alimento mais de uma vez por dia ajuda a perder peso; Leia mais
1. Refeições leves ao longo do dia
Não adote a técnica de restringir a alimentação durante todo o dia para poder abusar dos comes e bebes à noite!
O ideal é optar por refeições leves, ricas em fibras, e, que aumentam a saciedade e garantam que a pessoa não chegue à ceia faminta.
2. No dia seguinte…
Nada de radicalizar na dieta!
Basta adotar refeições mais equilibradas no dia seguinte, com bastante legumes, verduras, grãos, frutas, e evitar gorduras, industrializados e açúcares.
3. Coma de tudo, sem exagerar
A variedade costuma ser grande nas ceias de Natal e você pode comer de tudo, sim, basta fazer pequenas porções. E, então, poderá comer um pouco mais dos pratos que mais gostar. O mesmo vale para os doces.
Outra opção é escolher os alimentos que você mais gosta. Não é preciso comer no dia 24 como se fosse o último dia da sua vida. No dia seguinte, ainda terá a chance de saborear um pouco mais os mesmos pratos. Moderação é o segredo!
4. Coma devagar
Não precisa ter pressa! Saboreie com calma e prazer os alimentos, isso ajuda a aumentar a saciedade.
5. Natal é mais do que comida
Sabemos que as guloseimas são muitas, mas o Natal envolve mais do que a ceia. As comemorações de final de ano estão relacionadas aos afetos, à alegria, aos momentos compartilhados com familiares e amigos.
Tire o foco do cardápio e viva intensamente os outros bons aspectos das celebrações.
6. Prato balanceado
Uma boa ideia é fazer um prato bem equilibrado, incluindo uma carne (mais magra, de preferência), legumes, verduras, cereais e um carboidrato. Invista também na salada, antes da refeição principal.
Esse conjunto vai te dar mais saciedade e isso ajuda a fugir dos exageros.
7. Hidrate-se
Mesmo que consuma bebida alcoólica, não deixe de beber água. O ideal é manter-se hidratado. A água também contribui para a saciedade e para a digestão.
8. Não exagere nos doces
Prefira as sobremesas menos calóricas, à base de frutas. Mas se não der para existir, coloque porções pequenas dos doces de sua preferência.