saude   / covid-19

Cinco estados brasileiros podem estar na rota da quarta onda de covid-19, apontam pesquisas

Uma possível quarta onda de novas contaminações ameaça alguns estados no Brasil

Viva Saúde Publicado quarta 26 maio, 2021

Uma possível quarta onda de novas contaminações ameaça alguns estados no Brasil
Cinco estados podem sofrer com uma quarta onda de covid-19 - Getty Images

O Brasil passou pela pior fase da pandemia nos últimos meses com números diários de mortes e infecções recordes. Por dia, cerca de 4 mil pessoas morriam por dia no país, mas o número caiu após governos adotarem medidas de contenção. No entanto, com a volta das atividades em muitas partes do país, especialistas passaram a alertar para uma nova onda de infecções. 

Após o recuo dos números nas últimas semanas, uma terceira onda já ameaça o Brasil e em alguns estados o aumento das infecções e óbitos podem fazer parte, na verdade, de uma quarta onda de covid-19. Embora o país tenham registrado dois picos nos gráficos que acompanham a evolução da pandemia, cinco estados já documentaram três subidas na linha que monitora o número de casos e mortes. 

+ VEJA TAMBÉM: COVID-19: SP confirma primeiro caso de variante indiana em passageiro vindo da Índia

Os estados do Rio de Janeiro, Amapá, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Sergipe e Santa Catarina estão na rota da quarta onda de contaminações, segundo preveem especialistas. À medida que os números cresciam e recuavam, a população nestes estados viviam um "abre e fecha" na tentativa de evitar um colapso de saúde e manter a economia funcionando. 

Essas previsões foram obtidas em uma análises de nowcasting -- um tipo de estudo com o objetivo de evidenciar os números reais da pandemia e driblar as subnotificações da pandemia -- comandado por pesquisadores e especialistas em estatísticas no país. Segundo explicações dos especialistas, o motivo que explicaria o vai e vem dos números podem ser resultado das medidas de abertura do comércio sem esperar até que as contaminações estivessem de fato controladas. 

 

Último acesso: 29 Jan 2022 - 10:46:52 (2478).