Chega de tosse! Conheça 5 remédios caseiros e naturais para aliviar os seus sintomas
Madressilva e hortelã são uma ótima opção para incluir nas receitas. Confira!
Madressilva e hortelã são uma ótima opção para incluir nas receitas. Confira!
A tosse é um sintoma comum em gripes e resfriados, mas ela também pode ser resultado de infecções virais ou problemas respiratórios mais complexos.
O tratamento definitivo do sintoma sempre será de acordo com a causa. Mas uma vez que as recomendações médicas estejam sendo seguidas, é possível recorrer a remédios caseiros para a tosse não ser o último sintoma a permanecer.
Confira:
+++ VEJA TAMBÉM: Dos termogênicos aos anti-inflamatórios, os chás que se podem tomar no pós-parto
+++ VEJA TAMBÉM: Xô, gripe! Veja 5 atitudes para melhorar sua imunidade e evitar resfriados
Chá de ervas
O chá com ervas atua como remédio para congestão, tosse e inflamação pulmonar. O tomilho relaxa os músculos da traqueia e os brônquios, abrindo as vias aéreas. O limão é um ótimo antioxidante e rico em vitamina C, enquanto o chá verde possui flavonoides que auxiliam na absorção dessa vitamina C. O açafrão é anti-inflamatório e antioxidante e o gengibre é um ótimo anti-inflamatório, analgésico e expectorante.
Ingredientes:
Como preparar o chá para tosse
Coloque o sachê de chá (ou as colheres de chá) e as ervas em um copo grande com água fervente;
Deixe-os em infusão por pelo menos 5 minutos;
Adicione o limão e beba a seguir.
Hortelã
O óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a desobstruir as vias nasais e aliviar a inflamação na garganta. A hortelã-pimenta ajuda na limpeza das vias nasais, e pode proporcionar alívio para resfriados, tosse, sinusite, asma e bronquite.
O óleo essencial de hortelã-pimenta também pode ser misturado com óleo de coco e óleo essencial de eucalipto para fazer um remédio para tosse aplicado por meio de uma vaporização caseira. Se você quer aliviar sintomas de asma e bronquite, acrescente cinco gotas do óleo essencial em uma bacia com água quente e inale o vapor.
Madressilva
O consumo da madressilva expele toxinas do sangue e funciona como um anti-inflamatório para ajudar a reduzir o inchaço dos tecidos da garganta. Duas xícaras de flores e folhas frescas de madressilva, um quarto de água e uma panela para aquecê-la é tudo o que você precisa. Cozinhe-as em um litro de água fervente por dez minutos. Adicione o mel/limão se quiser.
Inalação com eucalipto e pinheiro
Inalações são uma ótima opção se forem feitas com as ervas certas. Eucalipto e pinheiro são plantas com ação de eliminação de muco leve e podem ajudar em alguns quadros de tosse com catarro em que a secreção espessa é difícil de ser eliminada. Ferva a água em uma panela, adicione as folhas e, finalize tampando-a. Depois de 5 minutos, inale a fumaça.