Publicidade

Calor, né? Com isso, atenção redobrada para os cuidados de bebês, crianças e idosos

Muitas cidades no Brasil estão registrando temperaturas recordes! Isso deixa o sinal de alerta ligado para possíveis complicações

Verão e calor – Pexels / Marc Tutoria

No Brasil inteiro, praticamente, o Sol tomou conta do pedaço, fazendo com que altas temperaturas fossem registradas em todas as regiões do nosso país.

Publicidade

Apesar de muitas pessoas gostarem desse tipo de clima, alguns cuidados tem que ser tomados com faixas etárias que estão mais expostas a tais problemas. São eles os bebês, as crianças e os idosos.

+++LEIA MAIS: Não jogue as cascas fora! Veja como é fácil extrair o aroma da casca de laranja para fazer um aromatizador caseiro

Esses cuidados são, principalmente, na parte de hidratação. Como o suor é um mecanismo natural no corpo humano, em dias mais quentes, a desidrastação pode ser mais forte, por isso, coloque a hidratação deles – e a sua, também – em dia! Tomando de 2 a 3 litros de água.

Outro ponto crucial e que muitos ignoram é o protetor solar. Mesmo não saindo de casa, os raios UV ainda estão presentes e podem danificar a pele.

Publicidade

A alimentação merece destaque nos dias de calor. A nutricionista Rosana Ferreira, em uma entrevista para o portal UOL, sugeriu em dias como estes, optar po alimentos mais leves e saudáveis: “Convém dar prioridade ao consumo de frutas que contêm muito líquido – como melão, melancia, laranja, abacaxi e mexerica. Outros alimentos que devem ser introduzidos na alimentação diária são folhas escuras como brócolis, alface, almeirão, rúcula e couve“.

Legumes que têm muito líquido, como chuchu, abobrinha e vagem. E prioridade a peixes, frango e ovos na alimentação. Evitar alimentos ricos em sal e açúcar que inibem a hidratação, além de processados, enlatados, alimentos gordurosos, refrigerantes e bebidas alcoólicas“, completou Rosana.

Na parte da hidratação, como já dito antes, ela também deu uma dica para quem não é fã de tomar água pura, e também para as crianças: “Para quem tem dificuldade de tomar água pura, uma dica é preparar água saborizada. Para isso, adicione semente de maracujá, cubos de abacaxi ou folhas de hortelã em um litro e meio de água na noite anterior ao dia do consumo. Para as crianças, podem ser oferecidos geladinhos feitos com frutas naturais, assim como gelatina sem sabor com suco natural“.

Publicidade