O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), de 66 anos, deu entrada na noite de ontem, dia 14, em um hospital particular de São Paulo para ser submetido a exames após ter sentido fortes dores abdominais e ser diagnosticado com obstrução intestinal.
Ele será submetido inicialmente a tratamento clínico conservador enquanto médicos avaliam a necessidade de uma cirurgia.
“Após exames realizados no HFA, em Brasília, o dr. Macedo, médico responsável pelas cirurgias no abdômen do presidente da República, decorrentes do atentado a faca ocorrido em 2018, constatou uma obstrução intestinal e resolveu levá-lo para São Paulo, onde fará exames complementares para definição da necessidade, ou não, de uma cirurgia de emergência”, disse uma nota da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
+++ Variante Lambda: saiba porquê a capa que circula na América do Sul está preocupando a OMS
Mas afinal, o que é obstrução intestinal?
A obstrução intestinal é caracterizada como a interrupção do funcionamento normal do intestino devido a um bloqueio que impede a passagem de fezes e gases pelo órgão. As causas são diversas, incluindo tumores, inflamação, verminoses e efeitos de cirurgias.
Sintomas
Um dos primeiros sinais da obstrução intestinal é a parada na eliminação de fezes e gases. A prisão de ventre pode vir acompanhada de dor abdominal, inchaço, náuseas, vômito e diminuição do apetite.
Diagnóstico
O diagnóstico pode ser feito a partir da avaliação dos sintomas pelo médico, além do exame físico do paciente. Para identificar a obstrução, é realizado o exame de colonoscopia, que consiste na captura de imagens do intestino grosso e da parte final do intestino delgado.
Tratamento
O tratamento varia e considera aspectos como a localização da obstrução, a gravidade dos sintomas e as causas. O tratamento clínico pode ser uma alternativa para casos mais leves e de obstrução parcial.