saude   / Estudos mostram...

Assaltantes de geladeira? Estudos mostram que comer de madrugada pode atrapalhar o emagrecimento!

Todo mundo conhece uma pessoa que adora dar um pulos na geladeira em plena madrugada para um lanchinho, mas saiba que isso pode mais atrapalhar do que ajudar

VIVA SAÚDE Publicado segunda 16 novembro, 2020

Todo mundo conhece uma pessoa que adora dar um pulos na geladeira em plena madrugada para um lanchinho, mas saiba que isso pode mais atrapalhar do que ajudar
Comer de madrugada - Pexels / Cotton bro

Que atire a primeira pedra quem nunca, no meio da madrugada, deu uma assaltada na geladeira para fazer um lanche ou atacar aquele doce que sobrou da janta?

Fique tranquilo(a), isso é totalmente comum e acontece com todos, uma vez na vida. Porém, segundo estudos publicados no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, isso pode fazer mal, principalmente para quem quer perder alguns quilinhos...

+++LEIA MAIS: Chaminés fechadas? Canadá ameaça não ter celebrações de natal caso Covid-19 não seja controlada

O estudo foi realizado com dois grupos de pessoas saudáveis e sem pré-disposições. Um deles jantava às 18h e outros; às 22h. Ambos os grupos tinham a rotina de sono das 23h às 7h.

Após o período de testes, foi evidenciado que o grupo que comia tarde apresentava mais níveis de glicose no sangue, além de fatores hormonais que, à médio e longo prazo, podem levar à obesidade.

O principal ponto desse estudo é que a questão não é o horário em si, mas sim comer perto da hora de dormir. Ou seja, quanto mais próximo a hora de dormir você come, pior é.

O fundamental, assim sendo, é estabelecer uma rotina equilibrada e ajustada de alimentação, deixando para de noite, além de refeições mais leves, um intervalo entre a alimentação e a hora de dormir.

Último acesso: 16 May 2021 - 21:14:10 (834).