Nos últimos meses, o Papa Francisco foi clicado em aparições usando uma cadeira de rodas para se locomover por conta de artrose. O médico ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa, Dr. Luiz Felipe Carvalho, explicou o que é a doença que acometeu o pontífice e as principais dúvidas sobre ela.
1- Artrose: o que é a doença que acometeu o Papa Francisco?
Conforme o médico, a artrose “é um desgaste da articulação que acomete milhões de pessoas no mundo inteiro”. A osteoartrite também é chamada de osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).
É uma condição que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem das articulações e por alterações nos ossos, entre elas, os osteófitos, conhecidos como “bicos de papagaio”.
2- Como prevenir a artrose?
O médico afirmou que se pode prevenir artrose muito precocemente. “A artrose do joelho tem um grau que é fator intrínseco que é a genética. Então, na verdade, se na sua família tem alguém com artrose, é bem provável que você vá ter também. Com essa base de informação você já pode cuidar da alimentação, comer alimentos menos inflamatórios, retirar glúten, açúcares e laticínios das suas refeições. Outro fato importante para quem tem artrose é a prática de exercícios físicos com boa movimentação, mas SEM impacto nos joelhos“, disse.
3- Qual a gravidade da artrose?
O Dr. Luiz Felipe explicou que a gravidade da artrose dependendo de seu grau, ou seja, “se o paciente esperar muito tempo para iniciar o tratamento, ele pode ter só a prótese como alternativa”. Ao todo, a doença tem 5 graus de gravidade. “Só que hoje em dia, por exemplo, o Papa pode ser tratado com células-tronco. Com isso, ele pode recuperar e melhorar a qualidade de vida dele”.
Sobre o Dr. Luiz Felipe Carvalho
Dr. Luiz Felipe Carvalho é ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa. O médico possui conhecimento sobre os modernos procedimentos cirúrgicos da coluna vertebral e também trabalha com técnicas minimamente invasivas. É diplomado pela Academia Americana de Medicina Regenerativa (AABRM), e pelo grupo Latino Americano ORTHOREGEN. Atualmente está estruturando o serviço de Medicina Regenerativa no Blanc Hospital em São Paulo.