Publicidade

Alergia ocular: coceira nos olhos e lacrimejamento podem afetar saúde mental

Associada à rinite, alergia ocular provoca sintomas leves, mas pode afetar saúde mental e até social do paciente; entenda como diagnosticar e tratar o problema

Associada à rinite, alergia ocular provoca sintomas leves, mas pode afetar saúde mental e até social do paciente; entenda como diagnosticar e tratar o problema
Coceira nos olhos e lacrimejamento pode afetar saúde mental – Freepik

A coceira nos olhos e o lacrimejamento são sintomas comuns entre 20% da população que sofre com alergia ocular. Confundida com doenças como asma e dermatite atópica, a condição está associada à rinite e costuma ser leve, mas ainda assim afeta a saúde mental e social.

Publicidade

Os sintomas, principalmente, causam distúrbios no estado mental, funcional, físico e social dos pacientes. “Crianças e adolescentes apresentam queda no rendimento escolar, restrição de atividades esportivas, de lazer e sociais. Adolescentes ainda podem sofrer com baixa autoestima e apresentar distúrbios emocionais como depressão e ansiedade”, conta Dra. Elizabeth Mercer Mourão, Coordenadora do Departamento de Alergia Ocular da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

Em adultos, a disfunção do filme lacrimal ainda provoca prejuízos no sono e nas atividades de trabalho, com queda na produtividade.

Como diagnosticar e tratar a alergia ocular, evitando os problemas?

Segundo a especialista, portanto, o essencial é avaliar os sintomas e o que os provocam: “Para diferenciar as formas crônicas, é essencial examinar a conjuntiva tarsal superior, os papilos gigantes, a região do limbo para visualizar os nódulos de Horner-Trantas e a presença de muco gelatinos”.

Assim, em primeiro momento, o tratamento depende do controle ambiental, evitando pó acumulado e trocar roupas de cama com frequência, por exemplo. No entanto, “quando sintomas não desaparecem é indicado o uso de colírios anti-histamínicos e estabilizadores de mastócitos. Em casos persistentes ou graves, corticoides e imunossupressores tópicos podem ser necessários”.

Publicidade

**

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

Publicidade