saude   / Coronavírus

Anvisa orienta suspensão da vacina da AstraZeneca em grávidas após morte de gestante

O Ministério da Saúde investiga a morte de uma gestante após tomar a vacina da AstreZeneca no Rio de Janeiro

Viva Saúde Publicado terça 11 maio, 2021

O Ministério da Saúde investiga a morte de uma gestante após tomar a vacina da AstreZeneca no Rio de Janeiro
Anvisa recomendou a suspensão da aplicação do imunizante da AstraZeneca - Freepik

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu a suspensão imediata da aplicação da vacina da AstraZeneca produzida em parceria com a Fiocruz, no Brasil, em gestantes na noite desta segunda-feira, 10. 

Em nota divulgada para a imprensa, o órgão alegou que "seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país. O uso de vacinas em situações não previstas na bula só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios para a paciente". 

+ VEJA TAMBÉM: Atenção, mamães! Gravidez tardia contribui para surgimento de diabetes gestacional

O pedido de suspensão veio depois que o Ministério da Saúde disse que está investigando a morte de uma gestante que tomou a vacina da AstraZeneca no Rio de Janeiro, no entanto, a Anvisa não relatou nenhum evento adverso ocorrido em grávidas no Brasil ao pedir a suspensão nesta segunda-feira. 

"O Ministério da Saúde informa que foi notificado pelas secretarias de Saúde Municipal e Estadual do Rio de Janeiro e investiga o caso. Cabe ressaltar que a ocorrência de eventos adversos é extremamente rara e inferior ao risco apresentado pela Covid-19.Neste momento, a pasta recomenda a manutenção da vacinação de gestantes, mas reavalia a imunização no grupo de gestantes sem comorbidades“, dizia nota do Ministério da Saúde. 

Por enquanto, gestantes e mulheres em período pós-parto só poderão tomar a vacina da Pfizes e a Coronavac. 

Último acesso: 19 Sep 2021 - 05:38:47 (2318).