Publicidade

Hábitos x azia: Tomar café depois do almoço é uma das atitudes que pode causar esse desconforto

Controlar o consumo de alguns alimentos – como frituras – ajuda a evitar esse problema

Hábitos x azia: Tomar café depois do almoço é uma das atitudes que pode causar esse desconforto – Freepik

Você sabia que são 20 milhões de brasileiros que, segundo a Organização Mundial da Saúde, são obrigados a lidar com a queimação no estômago causada pela azia?

Publicidade

O número levantado já é alto, mas tende a ser ainda maior, já que a maioria das pessoas que convive com o problema dificilmente busca um especialista na tentativa de resolvê-lo – o que é totalmente errado!

A azia é causada pelo refluxo de ácido gástrico (responsável pela digestão dos alimentos): ele segue do estômago para o esôfago, como se fosse retornar à boca. E, o tratamento do problema pode até incluir o uso de medicamentos, mas só isso não funciona. O método mais eficiente contra a queimação no estômago é a mudança de hábitos tanto em relação à sua dieta quanto à forma como os alimentos são consumidos.

 

+++ VEJA TAMBÉM: Agentes naturais! 4 ervas medicinais para tratar doenças no fígado

Publicidade

+++ VEJA TAMBÉM: Ir para a cama com o celular e fumar são hábitos que causam insônia; Veja mais

CUIDADO COM O CARDÁPIO 

Como exemplo, controlar o consumo de alguns alimentos – como frituras – ajuda a evitar crises de azia. Também, alimentos muito gordurosos devem ficar longe do prato de quem sofre com esse problema. Frutas ácidas, condimentos, embutidos e alguns tipos de verduras, como couve, couve flor, brócolis, repolho, nabo, rabanete, pepino e tomate também devem ser evitados, porque têm ph ácido.

Publicidade

Além disso, passar longos períodos em jejum aumenta as chances de azia. Isso acontece porque, quando uma pessoa fica sem comer, o ácido gástrico se acumula e pode refluir, irritando o final do esôfago. O indicado é comer a cada três horas para manter o sistema digestivo em funcionamento, sem sobrecarga na produção de ácido gástrico.

CAFÉ DEPOIS DO ALMOÇO

Outro hábito bastante comum que deve ser evitado por pessoas que sofrem com azia é tomar café após a refeição pois, a cafeína provoca um relaxamento demasiado no esfíncter, causando o refluxo de ácido digestivo para o esôfago. Duas xícaras diárias é o máximo recomendado para uma pessoa que sofre com esse problema.

Publicidade

EXCESSO DE PESO
E, pessoas que sofrem com o sobrepeso ou com obesidade têm maiores probabilidades de serem incomodadas com a azia, já que a pressão sobre o estômago (causada pelo excesso de peso) aumenta as chances dos ácidos gástricos sofrerem refluxo em direção ao esôfago.

LÍQUIDO X REFEIÇÃO 

Também, bebidas gaseificadas aumentam a pressão dentro do estômago, forçando os ácidos digestivos a seguirem em sentido inverso (refluxo gástrico). Outras bebidas, em excesso, acabam diluindo o ácido gástrico e obrigando o estômago a produzi-lo em maior quantidade.

Publicidade