bem-estar   / Envelhecimento por estresse

Estudo revela que cabelos brancos causados por estresse podem ser revertidos; saiba como

Estudo constatou que quando o motivador do estresse é eliminado, os cabelos brancos podem ser revertidos

Viva Saúde Publicado quinta 8 julho, 2021

Estudo constatou que quando o motivador do estresse é eliminado, os cabelos brancos podem ser revertidos
Cabelos grisalhos podem ser revertidos quando causados por estresse - Freepik/ karlyukav

Cabelo branco é um dos principais sinais de envelhecimento do corpo, no entanto, em muitos casos, ele pode surgir muito mais cedo do que se espera. Geralmente, quando os fios grisalhos aparecem na juventude é porque foram desencadeados por estresse. 

Lendas de séculos atrás já remetiam a essa ideia e alegavam que a rainha da França Maria Antonieta perdeu completamente a cor de seus cabelos no dia anterior a sua decapitação. Os cabelos brancos teriam surgido repentinamente devido ao estresse de saber que seria morta nos dias seguintes. 

+++ Síndrome da rainha má: psiquiatra explica como a mente persegue o corpo e distorce a imagem

Estudos recentes já associaram os impactos psicológicos nas mudanças fisiológicas, especialmente em relação ao surgimento dos cabelos brancos, no entanto, uma pesquisa recente constatou que é possível reverter os cabelos brancos quando eles são desencadeados pelo estresse. 

Segundo um estudo da Universidade de Columbia, em Nova York, nos EUA, e publicado na revista científica eLife, o cabelo pode voltar a sua cor natural quando o causador do estresse é eliminado. Ou seja, quando o motivador dos incômodos é removido, os cabelos brancos somem e voltam a ter cor novamente.

"Compreender os mecanismos que provocam os ‘velhos’ cabelos grisalhos a retornarem ao pigmento ‘jovem’ pode revelar novas pistas sobre a maleabilidade do envelhecimento humano e como isso é influenciado pelo estresse", disse Martin Picard, professor na Columbia University Vagelos College of Physicians and Surgeons e autor sênior do estudo. 

+++ Caso Ana Maria Braga: por que infecção por Covid-19 após tomar as duas doses da vacina pode acontecer?

Os pesquisadores também destacaram que a descoberta pode abrir portas para novos estudos sobre a influência do psicológico nos processos de envelhecimento do organismo: "Nossas informações se somam a um grande corpo de evidências demonstrando que o envelhecimento humano não é linear, e o processo biológico pode, parcialmente ao menos, ser interrompido ou mesmo temporariamente revertido”. 

 

Último acesso: 03 Dec 2021 - 20:13:21 (2835).