Publicidade

Diferença do orgânico, caipira e comum, nível de colesterol e mais; nutricionista cita 6 curiosidades sobre o ovo

A nutricionista Jaqueline Migon foi a profissional responsável por conversar com a Viva Saúde sobre o consumo deste alimento; confira

Diferença do orgânico, caipira e comum, nível de colesterol e mais; nutricionista cita 6 curiosidades sobre o ovo – Freepik / jannoon028

Por mais simples que este alimento seja, existem várias especificidades por trás dos ovos. E nada melhor do que uma profissional em nutrição, no caso, a nutricionista Jaqueline Migon (@estarplena_jaquelinemigon), que conversou com a Viva Saúde sobre o assunto, para responder todas as dúvidas a respeito do ovo de galinha.

Publicidade

+ VEJA: De adubo a desodorizante: veja 6 usos alternativos da borra de café e pare de jogá-la no lixo

+ VEJA: Panqueca de beterraba com recheio de abobrinha é opção de almoço ou jantar muito saudável

CURIOSIDADES E BENEFÍCIOS EM RELAÇÃO AO OVO:

1- O colesterol presente no ovo não eleva os níveis de LDL (colesterol ruim) se a pessoa possui bons hábitos alimentares, do contrário, ele será um vilão

Publicidade

2- O ovo não precisa ser lavado antes de ir para a geladeira. Lavá-lo evitará a remoção da película de proteção. Lave o ovo apenas quando for retirado para ser consumido.

3- Um ovo de galinha tem de 120 mg a 200 mg de colesterol, conforme o peso. Cerca de 2 ovos tem 397 mg de colesterol comparado com 102 mg de colesterol presente em 100g de contra file ou 62 mg de colesterol em 62 mg de queijo branco.

4- Qual a diferença do ovo orgânico, caipira e comum? Na verdade, utilizam-se antibióticos promotores de crescimento, e não hormônios. Nutricionalmente, não existem diferenças consideráveis entre esses ovos -a diferença mais importante é relacionada ao manejo de produção. Os ovos orgânicos são provenientes de galinhas alimentadas exclusivamente com alimentos orgânicos, sem agroquímicos e não sofreram debicagem  e o controle é mais rigoroso no uso de antibióticos, as aves são criadas livres. Já o ovo caipira é um meio-termo entre as produções, com uso controlado de remédios, mas não tanto como os orgânicos. As galinhas não são criadas em gaiolas, mas não são necessariamente alimentadas com produtos orgânicos. Já o ovo comum as aves são criadas em gaiolas com controle menos rigoroso.

Publicidade

5- Sabemos que o ovo está fresco quando o conteúdo dele interno não se move quando o balança. A outra forma é colocar ele em um copo com água e sal, quando mais fundo ficar, mais fresco está.

6- O ovo de codorna tem mais colesterol, fósforo, ferro e cálcio e menos vitamina A. No controle da ingestão de colesterol, o ovo é o mais indicado.

Não há quase diferença nutricional entre os ovos oriundos de aves diferentes como também entre o tipo branco e vermelho

Publicidade

Ovo enriquecido com ômega 3 não é melhor, esse produto é enriquecido com os ácidos graxos DHA e EPA, da família do ômega 3. No entanto, para atender a recomendação diária deste nutriente seria necessário consumir muitos ovos para obter o benefício. Mais interessante é consumir alimentos naturalmente ricos nesses elementos, como peixes de água fria.

É tabu achar que o ovo light emagrece mais. O ovo light tem menor teor de gordura. Esse tipo de ovo é produzido por meio da modificação da dieta da galinha. E existem  especialistas que acreditam que o uso do produto não compensa, já que o animal lançaria mão das reservas do próprio organismo e acabaria por  produzir ovos com composição nutricional regular.

Publicidade