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Vida fitness: É melhor fazer exercício aeróbico antes ou depois da musculação?

O personal trainer Rodrigo Barros esclareceu uma das maiores dúvidas de quem costuma se exercitar

Yasmin Salem com supervisão de Marina Pastorelli Publicado quarta 4 novembro, 2020

O personal trainer Rodrigo Barros esclareceu uma das maiores dúvidas de quem costuma se exercitar
Vida fitness: É melhor fazer exercício aeróbico antes ou depois da musculação? - Freepik

Onde você vai primeiro quando chega à academia: para a esteira ou para a área de pesos? Que dúvida, não?

Dadas as limitações de tempo que a maioria das pessoas têm quando se trata de treinar, faz sentido combinar exercício aeróbico e musculação, assim, nesta ordem. Porém, decidir com o que começar, apesar de parecer nada demais, realmente afeta seus objetivos de condicionamento físico.

Primeiro, pense sobre sua meta: você está buscando melhorar o fôlego, aumentar a força ou perder peso? Isso determinará sua sequência de exercícios e com que frequência deve fazer exercícios aeróbicos e de musculação --  especialmente se vai dobrar no mesmo dia. 

Conversamos com o Personal Trainer Rodrigo Barros, especialista em Fisiologia do Exercício, para entender todos os detalhes sobre esse assunto!

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CONDICIONAMENTO AERÓBICO 
Se seu objetivo é melhorar o condicionamento aeróbico, ou sua performance na corrida, ou no ciclismo, por exemplo, fazer o aeróbio primeiro é melhor. "Isso ocorre pelo fato da pessoa estar mais descansada e poder usar toda a energia necessária naquele momento”, disse o profissional.

GANHO DE MASSA MAGRA
O especialista disse também que quando se pensa no ganho de força, hipertrofia e potência, fazer a musculação primeiro é a melhor opção, pois o exercício aeróbico atrapalha o treino de força, fazendo com que você não tenha o desempenho necessário no treino em questão.

EMAGRECIMENTO
Mas, se o foco é no emagrecimento a ordem dos fatores não altera o produto final, já que a ideia é gastar o máximo de calorias possíveis sem pensar muito em performance. “Sendo assim fica a critério de cada um fazer o que mais gosta primeiro”, explicou o personal.

Para finalizar, Rodrigo destacou que ao pensar em treinamentos aeróbicos e de força, deve-se pensar que eles são concorrentes e, uma boa adaptação para qualquer que seja o lado, requer um foco maior naquele tipo de treino.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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Último acesso: 03 Dec 2020 - 07:18:11 (722).