Publicidade

Pilates melhora sua postura e alivia dores corporais; Veja mais benefícios

Com essa modalidade pessoas com problemas de ansiedade são ajudadas a terem um dia mais calmo

Pilates melhora sua postura e alivia dores corporais; Veja mais benefícios – Freepik

O pilates é um método conhecido por milhares de pessoas, porém nem todas conhecem seus pontos positivos e as tantas melhorias que proporciona à saúde e ao corpo.

Publicidade

Uma revisão de estudos publicada na Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde mostrou, por exemplo, que as aulas são capazes de apurar o equilíbrio dos mais velhos, algo fundamental para evitar quedas e fraturas — encrencas que se tornam cada vez mais graves com o passar da idade.

Também, outra pesquisa recente, realizada com mulheres sedentárias e hipertensas na Universidade Federal de São Paulo indicou que a prática ajuda a reduzir a pressão e, assim, amenizar o risco de AVC, infarto ou doença renal crônica. 

Esse método tem tudo a ver com movimentos lentos e controlados – mas suas recompensas são bastante fortes. Seja uma aula no chão com tapete, usando a gravidade para resistência, ou uma variação mais contemporânea com equipamentos, você conquistará alguns benefícios no primeiro dia. Conheça alguns deles:

 

Publicidade

+++ VEJA TAMBÉM: Cansado da academia? Confira opções diferentes de exercícios ao ar livre para você cuidar da sua saúde 
+++ VEJA TAMBÉM: Poucas horas de sono contribuem para mulheres terem diabetes; Veja mais

 

Flexibilidade

Publicidade

Não é de admirar que o pilates tenha sido o favorito dos dançarinos durante décadas. O treino é sobre fortalecimento e alongamento – e uma pesquisa mostrou que ele vem com um grande retorno para aliviar os músculos. Após apenas oito semanas de uma rotina de pilates, as pessoas mostraram melhora na flexibilidade em um estudo publicado no Journal of Sports Medicine e Physical Fitness.

 

Alivia suas dores

Publicidade

O pilates ajudou a aliviar a dor crônica nas costas dos participantes do mesmo estudo citado acima. A prática pode ajudar a melhorar a dor lombar, em parte porque adiciona suporte ao seu núcleo. Uma rotina regular também pode auxiliar a prevenir lesões futuras, melhorando sua flexibilidade e mobilidade.

 

Postura

Publicidade

Um grande foco do treino é manter um bom alinhamento e equilíbrio à medida que você se move lentamente para os exercícios. Então, faz sentido que manter uma rotina de esteira ou musculação ajudará você. Costas, glúteos e abdômen fortes não são apenas bons, mas essenciais para uma postura perfeita.

 

Promove o bem-estar

A Contrologia é responsável pela harmonia entre o corpo e o equilíbrio da mente, ajudando em casos de estresse, fazendo com que a mente se acalme durante o período de aula.

Pelo fato de o método exigir a concentração e o controle na hora da execução, pessoas com problemas de ansiedade são ajudadas a terem um dia mais calmo, não tão agitado, com o devido bem-estar que todo mundo quer.

 

Ajuda a emagrecer

O pilates é uma série de exercícios, certo? Todo exercício físico feito na frequência certa, com a carga e a sequência correta tem uma perda de peso! Ao praticar esse método seu corpo queima calorias através dos movimentos, ajudando seu corpo no emagrecimento.