Embora grande parte do marketing de buchas vegetais mostre a esponja em um cenário à beira-mar, cercada por conchas e mariscos, as buchas não são os restos de uma criatura oceânica (ao contrário das esponjas do mar).
A bucha vegetal é a polpa fibrosa da cabaça de uma planta trepadeira pertencente a família das cucurbitáceas, conhecida cientificamente por Luffa cylindrica. Seu fruto se assemelha a um enorme pepino que pode chagar até 45 cm de comprimento.
Os benefícios do uso deste utensílio que a natureza nos proporciona são inúmeros e sua funcionalidade vai desde uso doméstico, como espoja para lavar louça, até ferramenta natural para fins terapêuticos, como esfoliação e massagem corporal.
Além de todos estes benefícios, a bucha vegetal substitui facilmente as buchas sintéticas, produzidas à partir de plásticos, e por cima, ainda ajuda a preservar o meio ambiente já que ela não polui e se decompõe facilmente.
Como cultivar a bucha vegetal
Se você mora em um ambiente espaçoso, que recebe luz direta do sol, saiba que é possível cultivar sua própria bucha vegetal, dentro de vasos ou diretamente no solo.
Devido a sua característica trepadeira, a Luffa precisa de locais para ancorar-se durante seu crescimento, mas seu plantio é simples e não demanda muitos cuidados. Recomenda-se que ela seja plantada na primavera e a colheita aconteça no verão seguinte, ou seja, após um ano do plantio.
Ferramentas
Vaso largo e fundo (recomenda-se no mínimo um vaso de 50x50x50)
3 sementes de Luffa
Terra Vegetal
Fertilizante orgânico (opcional)
Humos de minhoca (opcional)
Como plantar
Para conferir como plantar, veja a MATÉRIA COMPLETA DO PORTAL BONS FLUIDOS, PARCEIRO DO VIVA SAÚDE.