Ícone do site

Por que mesmo fazendo exercícios físicos eu não emagreço? Estudo explica

Published 16/08/2022
Em alguns casos, pessoas que buscam emagrecer acabam enfrentando diversas dificuldades e se desapontando com resultados; pesquisa buscou entender melhor essa relação

Estudo buscou entender o porquê emagrecer é mais difícil para alguns - Pexels/Anna Tarazevich

Nem sempre a jornada de perda de peso é fácil. Dependendo do caso, muitos acabam enfrentando uma série de dificuldades nessa jornada – mesmo que sigam à risca uma rotina de exercícios físicos. Mas por que algumas pessoas não conseguem emagrecer somente com essas atividades? Pesquisadores da Universidade de Ottawa, no Canadá, buscaram, então, essa resposta!

A partir da análise de 5 mil registros clínicos e a revisão de mais de 200 arquivos, eles avaliaram o caso de 20 mulheres obesas. Eles as encaminharam para um centro de exercícios supervisionado e, portanto, encontraram os resultados.

Exercício físico é a melhor forma para emagrecer, mesmo que não aparente, revela estudo

Elas realizaram, portanto, um treino com 18 séries progressivas de esteira e exercícios com pesos três vezes por semana, durante seis semanas.

Assim, os pesquisadores comprovaram que a atividade física tem, sim, efeito na perda de peso dessas pacientes. Além disso, esses ainda contribuíram para melhorar o metabolismo do músculo esquelético.

Ou seja, os pesquisadores explicaram que, por conta do sobre peso, esses resultados não tendem a aparecer na “balança” comum que acompanhamos no dia a dia. Mas, a partir de uma análise corporal mais profunda como eles realizaram, foi possível mostrar que ainda sim o exercício físico é a melhor forma de perder peso, mesmo que não aparenta.

“Para aqueles indivíduos que têm obesidade e que tiveram enorme dificuldade em perder peso, a mensagem é: você está em um grupo de indivíduos para quem o exercício é particularmente importante. E isso realmente vai ajudá-lo a perder peso”, explica Ruth McPherson, uma das autoras do estudo.

Por isso, eles reforçam que não se deve desanimar durante o processo, mesmo que ele não pareça estar fazendo efeito. Além disso, os cientistas revelaram que buscam que a pesquisa seja uma percussora na forma como as pessoas encaram os exercícios, seja quem está praticando ou quem está auxiliando.

Sair da versão mobile