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Personal trainer apresenta 8 dicas de como aumentar o condicionamento físico 

Na semana em que se iniciam os Jogos Olímpicos em Tóquio, a personal trainer Sol Meneghini aponta o que te ajuda a ter mais preparo físico ao realizar exercícios e treinos

Viva Saúde Publicado quarta 21 julho, 2021

Na semana em que se iniciam os Jogos Olímpicos em Tóquio, a personal trainer Sol Meneghini aponta o que te ajuda a ter mais preparo físico ao realizar exercícios e treinos
Veja como melhorar seu condicionamento físico e performar melhor nos exercícios físicos - Pexels/ Mentatdgt

Para alcançar um bom condicionamento físico, é preciso investir em práticas saudáveis que vão além dos simples exercícios e treinos regulares. Também é essencial adquirir alguns hábitos que vão te levar a ter condição física ideal – sempre, é claro, de acordo com os seus objetivos.

A nutricionista e personal trainer Sol Meneghini aponta como manter o organismo sempre condicionado para funcionar corretamente com oito dicas super funcionais. Confira!

Escolha os exercícios ideais

É preciso se exercitar progressivamente, já que o corpo precisa ser constantemente estimulado para atingir os resultados esperados. Contudo, além da constância dos treinos, o exercício deve ser trabalhado com repetições e intensidades definidas e seguindo modalidades específicas.

“Para isso, indico caminhada, treinos funcionais, natação, hidroginástica, aulas de dança, subir e descer escadas. Até faxina e caminhar com o cachorro já ajuda no condicionamento”, cita.

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Mude hábitos no dia a dia

O preparo do corpo não é aprimorado apenas com exercícios. “Alguns hábitos podem ajudar a atingir a condição ideal. Isso quer dizer que subir escadas, ao invés de usar o elevador, pode fazer uma grande diferença e aumentar a produtividade nos treinos”, afirma.

Intercale treinos de força com cardiorrespiratórios

Uma coisa é certa: quem realiza o mesmo treinamento com carga e intensidade iguais, obterá sempre o mesmo rendimento. “Isso significa que o condicionamento físico permanecerá o mesmo. Sendo assim, é importante intercalar exercícios de força, como prancha e agachamento, com cardiorrespiratórios, como polichinelo e esteira”, explica. 

Descanse corretamente

O descanso pós-atividade física é muito importante, seja qual for a atividade. “Quando o corpo não relaxa, não consegue aumentar o condicionamento físico. Isso acontece porque ele fica estático, criando uma sobrecarga de treinamento, o que prejudica o desempenho. O termo é conhecido no mundo fitness como overtraining”, pontua.

Alimente-se melhor

Uma alimentação balanceada garante que o corpo seja nutrido de forma eficiente, evitando a fadiga e propiciando a correta reposição de energia. Isso otimiza bastante o período de recuperação do organismo entre um exercício e outro, além de aumentar a imunidade do indivíduo.

“O sistema imunológico é formado por uma série de células de defesa e reações químicas e serve para impedir que agressores ataquem as células que protegem nosso corpo de possíveis infecções. Nesse cenário, ter uma alimentação saudável é um fator importantíssimo para a produção de anticorpos, ou seja, para aumentar a imunidade. Ao atingir a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais, você já garante uma defesa melhor para o seu organismo contra gripes e resfriados, por exemplo, criando anticorpos”, acrescenta Sol.

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Beba bastante água

A hidratação é fundamental para um bom condicionamento físico, de acordo com a personal trainer – independente da faixa etária, sexo e biotipo. “Esta importância é mais evidente quando praticamos atividades físicas, uma vez que nosso corpo elimina grande quantidade desse líquido por meio do suor. Ela mantém o corpo saudável, evita lesões e doenças mais graves”, conta a profissional. Ela lista outras funções da água em nosso corpo.

“Cerca de 60% da composição corporal humana é feita de água. Em nossos músculos, esse índice sobe para 75%. Presente em todas as reações químicas que ocorrem em nosso organismo, ela compõe a estrutura das células, regula a temperatura corporal e auxilia no transporte de oxigênio e nutrientes.”

Evite bebidas alcoólicas

Segundo a especialista, o consumo de álcool pode atrapalhar a busca por um condicionamento físico desejado. “Quem pratica atividade física e consome esse tipo de bebida apresenta uma deterioração da qualidade física, pois a bebida diminui força, velocidade, capacidade respiratória e muscular, equilíbrio e ainda prejudica a respiração. Desta maneira, bebidas alcoólicas e condicionamento físico não são muito compatíveis”, aconselha.

Mantenha a motivação em dia

“A motivação é como um combustível. Todas as dicas citadas até então só apresentarão resultados se a pessoa estiver motivada. Todo mundo sabe que nem sempre é fácil sair da zona de conforto e mudar hábitos, mas é mais do que necessário. É um elemento básico, que deve vir antes de todos os outros”, completa.

Último acesso: 19 Sep 2021 - 04:23:30 (2924).