Na manhã dessa quarta-feira, 16 de novembro, a ex-jogadora de vôlei, Isabel Salgado, morreu aos 62 anos. A estrela do esporte brasileiro estava internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por conta de uma síndrome aguda respiratória do adulto (SARA), mas não resistiu.
Isabel fez história. Isso porque foi a primeira atleta brasileira de vôlei a atuar na Europa. Nascida no Rio de Janeiro, começou sua carreira no esporte sendo revelada no Flamengo, jogando na categoria de base desde 1973.
Relembre a carreira de Isabel Salgado
Em 1976, quando já era titular no time carioca e o Flamengo conquistou a terceira colocação do Campeonato Brasileiro de Voleibol, foi convocada para a Seleção Brasileira Juvenil. Pelo mesmo clube, conquistou dois títulos do Campeonato Brasileiro de Voleibol, nos anos de 1978 e 1980.
Em 1980, foi a primeira atleta brasileira a jogar na Europa, no Moderna, da Itália. Nas Olimpíadas de Moscou (1980) e de Los Angeles (1984), Isabel ajudou a seleção feminina de vôlei no começo da profissionalização.
Além de dar seu nome nas quadras, também fez história nas areias. No vôlei de praia, fez dupla com Roseli Timm. Juntas, conquistaram a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Vôlei de Praia de 1994, realizado em Miami. Até 1995, elas ganharam três medalhas de pratas e duas de bronze. Por mais três anos, Isabel atuou com outras parceiras e encerrou sua carreira em 1997. Depois, foi treinadora de vôlei.
Após a sua aposentadoria, também ajudou na condução da carreira de seus filhos, Maria Clara Salgado, Pedro Solberg e Carol Solberg, também atletas. Em 2016, foi um dos nomes a carregar a tocha olímpica no Rio de Janeiro, cidade-sede dos Jogos e sua terra natal.
No dia 8 de novembro, Isabel foi anunciada pelo governo de transição do presidente eleito Lula como integrante do grupo técnico do esporte.
Vai fazer falta!