Publicidade

Exercício muscular de até uma hora pode reduzir em 20% risco de morte, segundo estudo

Conforme o estudo, os exercícios musculares podem diminuir o risco de morte por doenças cardiovasculares até diabetes

Musculação diminui chances de morte, conforme estudo – Pexels/MART PRODUCTION

Praticar exercícios de musculação podem influenciar nas chances de mortalidade. Um estudo publicado na revista científica British Journal of Sports Medicine, nesta segunda-feira, 28, levantou alguns dados referente ao tema. Realizar atividades com levantamento de peso de 30 minutos a uma hora, durante a semana, reduz de 10 a 20% o risco de mortes

Publicidade

A análise foi feita por pesquisadores do Japão, Estados Unidos, Inglaterra, Escócia e Austrália, com a observação, por dois anos, de voluntários entre 18 a 97 anos.

Com isso, o estudo destacou que atividades desse tipo estão relacionadas com a redução de 10 a 17% do risco de óbitos causados também por diabetes e acidente vascular cerebral (AVC). “A redução máxima do risco de morte, doenças cardíacas e câncer foi obtida com aproximadamente 30 a 60 minutos por semana de atividades de fortalecimento muscular”, disse Haruki Momma, coautor do estudo.

+++ Exercícios físicos para os idosos ajudam desde o controle de artrite até a ingestão alimentar

+++ Cannabis medicinal: como o medicamento tem sido usado nos Jogos Olímpicos de Inverno

Publicidade

NO ESTUDO, NÃO FORAM ENCONTRADAS RELAÇÕES DE EXERCÍCIOS MUSCULARES COM TIPOS ESPECÍFICOS DE CÂNCER

Os resultados da pesquisa são positivos, mas os estudiosos destacam a importância de realizar mais estudos para chegar a uma conclusão. “Tendo em vista que os dados disponíveis são limitados, mais estudos – como estudos com foco em uma população mais diversificada – são necessários para aumentar a certeza das evidências”.

Ainda, os pesquisadores alertaram que não foram encontradas relações entre atividades musculares com a redução da chance de morte de tipos específicos de câncer, outro motivo para que o estudo seja mais aprofundado e que os resultados obtidos não devem ser aplicados de forma generalizada.

Publicidade