esporte-e-lazer   / Ganho de Massa

Especialista lista erros que impedem o corpo de ganhar massa muscular

Sol Meneghini já foi atleta de fisiculturismo e atualmente é personal trainer e referência de vida saudável nas redes sociais

Viva Saúde Publicado sexta 16 abril, 2021

Sol Meneghini já foi atleta de fisiculturismo e atualmente é personal trainer e referência de vida saudável nas redes sociais
Especialista em hipertrofia dá dicas para não errar no ganho de massa muscular - Pexels

Existem pessoas que sentem mais dificuldade de ganhar massa muscular na hora do treino. Para conseguir a tão sonhada hipertrofia, isto é, o crescimento dos músculos, é necessário muito esforço e disciplina. Evitar cometer certos erros também ajuda a chegar no resultado desejado de forma mais rápida.

Sol Meneghini tem experiência de sobra no que diz respeito à hipertrofia. Antes atleta de fisiculturismo, hoje ela é personal trainer e referência de vida saudável nas redes sociais. De acordo com ela, o segredo para ganhar massa está na alimentação.

“Seguir um dia a dia regrado é fundamental. É importante treinar da forma correta e, principalmente, se alimentar bem”, afirma. Alguns alimentos facilitam o processo. “Ovos, frango, peixes, carne bovina magra, queijo, feijão, grão de bico, amendoim e algumas oleaginosas compõem um excelente cardápio para quem deseja ganhar massa muscular. Porém, deve sempre se respeitar a quantidade adequada a ser ingerida para cada indivíduo", complementa.

+ VEJA TAMBÉM: Conheça as vantagens e os cuidados para a prática de esportes durante a pandemia

Os exercícios mais indicados também variam de indivíduo para indivíduo

“Fatores como a intensidade e carga dos treinos vão mudar, de acordo com cada necessidade. Mas para os membros inferiores, por exemplo, agachamento, leg press, hack machine e cadeira extensora são excelentes opções para ganho de massa muscular.”, explica Sol. 

Assim como há pessoas que, por natureza, demoram para atingir a hipertrofia, outras sentem mais dificuldade que o normal para emagrecer. Sol garante que, mesmo lidando com limitações corporais e genéticas, todos são capazes de atingir seus objetivos. 

“A tendência genética de cada pessoa em ganhar massa muscular pode variar bastante, o que pode gerar muita frustração. Em alguns casos, a pessoa até desiste de treinar. Mas sempre devemos lembrar da individualidade biológica, levando em consideração o consumo e gasto calórico, rotina diária, planejamento de treinamento e ainda capacidade para exercícios físicos”, aponta.

+ VEJA TAMBÉM: Mito ou verdade: Correr em esteira realmente emagrece?

Sol acrescenta que, “o recomendado é procurar um profissional especializado em hipertrofia muscular, seja no plano alimentar ou no planejamento estratégico de exercícios adequados, para que você seja direcionado da melhor maneira possível”.

Erros que devem ser evitados se a meta da vez é o ganho muscular.

1. Ingerir menos calorias do que o corpo precisa;
2. Ficar longos períodos em jejum;
3. Treinar em jejum;
4. Não consumir a refeição pós treino ou só consumi-la muito tempo depois do treino;
5. Não consumir gordura seja de origem vegetal ou animal, uma vez que o consumo de gorduras está diretamente relacionado à produção de hormônios;
6. Tomar suplementos sem primeiro ter equilibrado a alimentação;
7. Não treinar corretamente e também não manter a disciplina com os treinos;
8. Fazer dieta ou treinar por conta própria sem auxílio de um profissional.

Último acesso: 16 May 2021 - 21:11:41 (2083).