Aos 46 anos, Viviane Araújo treina na gestação; Especialista responde se é ideal ou não

”Continuar ativa foi muito bom”: Viviane Araújo mostrou que os treinos continuam na sua rotina, mesmo na gestação

Viviane Araújo treina durante gestação – Instagram/araujovivianne e Freepik/Racool_studio

A nova mamãe da vez, a atriz Viviane Araújo mostrou em seu Instagram, recentemente, um hábito que mantém até mesmo na gestação: a prática de exercícios físicos. “Continuar ativa foi muito bom”, escreveu em uma de suas publicações. E a verdade é que os benefícios de treinos durante a gravidez são muitos, como a própria artista e também educadora física destacou. 

Publicidade

Aliás, os benefícios se estendem até para o bebê. Segundo o personal trainer e educador físico Tauan Gomes, a atividade física em mulheres grávidas melhora a oxigenação e pode ajudar na força se a mãe realizar um parto normal. Inclusive, a relação das atividades com o momento de dar à luz foi um dos pontos mencionados por Viviane: “Fortalece a musculatura para o trabalho de parto”

A atriz de 46 anos também mencionou que os treinos evitam o desenvolvimento de obesidade gestacional. Conforme Tauan, essa prática melhora, além de melhorar as dores por conta do aumento do peso, também “irá ajudar esse controle do peso durante a gestação”. Além da prevenção de diabetes e de outras doenças, como lembra o personal trainer.

+++ Viviane Araújo, mãe aos 46 anos! Ginecologista comenta gravidez acima dos 40

TREINOS NÃO SÃO APENAS PARA GESTANTES COM O HÁBITO DE ATIVIDADES FÍSICAS

Os treinos já faziam parte da rotina de Viviane Araújo antes mesmo de sua gestação, mas isso não impede grávidas que não tinham esse hábito de realizarem atividades. “Muitas mães por não fazer atividade física antes da gestação têm medo de começar a prática por não serem ativas, quando é totalmente contrário”, explica o educador físico Tauan Gomes. A regra que todas devem seguir, ativas ou não, é consultar um médico antes de fazer atividades. “O primeiro cuidado é ter um aval e uma liberação médica de que a mãe está 100% apta para prática da atividade física, alerta. 

Publicidade

CUIDADOS DOS TREINOS NA GESTAÇÃO

Mesmo que os treinos sejam benéficos na gestação, caso a mãe tenha autorização médica, é preciso alguns cuidados básicos. “É ideal que ela tenha um acompanhamento de um professor e um personal, de algum orientador de acordo com a modalidade que ela tenha escolhido para praticar, mesmo que já praticasse antes”, destaca Tauan. Isso porque, conforme o educador físico, a percepção de esforço da gestante pode alterar. 

A intensidade dos exercícios é outra questão importante para cuidar nesse período, pois é importante que seja diminuída, mesmo para as mães que já praticavam alguma modalidade antes da gravidez. “A mãe pode fazer atividades de força, pode fazer atividade aeróbica, todos esses podem ser adaptados para sua realidade”, diz o personal trainer, que acrescenta a redução da intensidade dos treinos em 60 a 70% e a importância de a mãe ter em um frequencímetro para o controle dos batimentos cardíacos.

+++ Gestação e saúde bucal: dentista explica quais são os cuidados necessários durante a gravidez

Publicidade


Sobre Tauan Gomes:

Publicidade

Personal Trainer, educador físico e coach, Tauan Gomes tem formação pela International Coaching and Leaders Association e utiliza técnicas motivacionais para um melhor aproveitamento dos alunos. Sempre envolvido com alguma atividade, como jiu-jitsu, cross, judô ou musculação, ministra aulas e dá consultorias virtuais para pessoas do mundo inteiro.