Lavar o arroz, o frango… Esses são alguns dos costumes que muitas pessoas praticam na cozinha, enquanto outras abominam. Apesar de serem hábitos, essas práticas nem sempre tem benefícios e até podem prejudicar o consumo do alimento. Por isso, devemos sempre estar atentos ao que é correto ou não.
Muitos, então, gostam de lavar o arroz, antes de cozinhá-lo, na panela ou no micro-ondas, para tirar a sujeira, a água branca ‘suja’, como alguns afirmam. Por outro lado, há quem diga que isso não muda em nada na pureza do grão, optando por colocá-lo diretamente ao fogo.
Mas, afinal, qual dessas práticas é a correta?
Devo lavar o arroz antes de cozinhar?
Se você é do time que gosta de ‘jogar aquela aguinha’ antes de preparar um dos alimentos mais amados dos brasileiros, saiba que a prática não é das melhores!
Sim, de acordo com especialistas, lavar o arroz faz com que o grão, que já perdeu grande parte dos nutrientes ao retirarem sua casca durante o processo, perca ainda mais dessas vitaminas e componentes benéficos ao nosso organismo – complexo B, ferro, magnésio, potássio, fósforo.
Ainda segundo eles, é na água branca suja que estão esses nutrientes, por isso, lavá-lo ou deixá-lo de molho prejudica seus benefícios. Essa cor escurecida da lavagem nada mais é que a mistura dos pós do polimento e limpeza dos grãos. Por isso dando o aspecto de sujeira.
Por fim, os especialistas destacam que, apesar de remover os nutrientes, a lavagem do arroz não o torna menos calórico, já não se perde o amido perdido nesse processo.
Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!