Ícone do site

Tomar quatro doses do ‘chá da rainha’ reduz riscos de diabetes tipo 2

Published 21/09/2022
Seria esse o segredo de longevidade de Elizabeth II? Rainha consumia diariamente doses do chá que reduz riscos de diabetes

Riscos de diabetes são até 17% menor - Getty Images/Toby Melville/WPA Pool

Muitos questionam o segredo de longevidade da rainha Elizabeth II, que viveu até os 96 anos de maneira saudável. Uma das tradições indispensáveis no dia-a-dia da monarca era, portanto, o chamado de ‘chá das cinco’, em que ela consumia a bebida e comia algumas bolachas. E, apesar de parecer mais um costume britânico, pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Wuhan, na China, revelaram que, na realidade, o chá-preto pode ser benéfico, principalmente, na prevenção de diabetes tipo 2.

Recentemente, um estudo americano revelou que o consumo diário de até duas doses do chá-preto reduz os riscos de doenças vasculares. Dessa vez, então, os pesquisadores descobriram que tomar quatro xícaras desse chá, ou até mesmo do chá-verde ou oolong, reduzem os riscos de diabetes tipo 2 em até 17%.

Segredo de longevidade da rainha Elizabeth II? Além de reduzir riscos de doenças vasculares, chá da rainha também diminui riscos de diabetes tipo 2

Com uma análise de mais de 1 milhão de pessoas, eles afirmam que os que consomem de uma a três xícaras têm risco 4% menor. Sendo, portanto, as 4 doses mais efetivas, já que reduzem em 17%. Além disso, cada xícara ‘extra’ está associada a redução de 1%.

Segundo eles, a redução seria pela presença polifenóis nas plantas desses chá, que ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

“Nossos resultados são empolgantes! Porque as pessoas podem fazer algo tão simples quanto beber quatro xícaras de chá por dia e diminuir potencialmente o risco de desenvolver diabetes tipo 2”, celebra o autor da pesquisa, Xiaying Li.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Sair da versão mobile