Publicidade

Problemas neurológicos graves acometem 13% dos internados por covid-19, conforme estudo

Dentre os problemas neurológicos, pesquisa identificou que grande parte dos internados apresentaram encefalopatia; Entenda

Problemas neurológicos por covid-19
Problemas neurológicos por covid-19 – Freepik/kjpargeter

Cerca de 13% dos internados por covid-19 no primeiro ano de pandemia foram diagnosticados com graves problemas neurológicos. É o que diz um estudo da Universidade de Boston, publicado na quarta-feira, 04. Na pesquisa, foram analisados 16.225 pacientes de 179 hospitais de 24 países.

Publicidade

Os quadros mais alarmantes estavam associados à gravidade da doença. Ainda, pesquisadores destacam que mesmo aqueles que apresentaram sinais leves da doença podem ser acometidos por sintomas neurológicos.

PROBLEMAS NEUROLÓGICOS: GRANDE PARTE DOS PACIENTES OBSERVADOS APRESENTARAM ENCEFALOPATIA

Ao analisarem os pacientes internados por covid-19 na primeira fase da pandemia, os pesquisadores observaram a presença mais recorrente de encefalopatia (qualquer doença que altera a função ou estrutura cerebral). 10,2% dos hospitalizados foram identificados com a condição – o equivalente a 1.656. Enquanto isso, 2% tiveram AVC, 1,5% apresentaram convulsões e 0,5% tiveram meningite ou encefalite.

+++ Variante XQ da covid-19 é identificada no Brasil

+++ Número de mortes por covid-19 é três vezes maior que dados oficiais, diz OMS

Publicidade

“As nossas descobertas mostram que a encefalopatia na internação hospitalar está presente em pelo menos um em cada dez pacientes com infeção por SARS-CoV-2, enquanto AVCs, convulsões e meningite/encefalite foram muito menos comuns”, disse Anna Cervantes-Arslanian, uma das autoras do estudo.