Número de mortes por covid-19 é três vezes maior que dados oficiais, diz OMS
Conforme a OMS, a covid-19 matou cerca de 15 milhões de pessoas ao redor do mundo
Conforme a OMS, a covid-19 matou cerca de 15 milhões de pessoas ao redor do mundo
O cenário de mortes por covid-19 no mundo pode ser ainda mais profundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A taxa é três vezes maior do que as estimavas oficiais, considerando óbitos diretos e indiretos pela doença até o final de 2021. A mesma situação foi constatada em um estudo da revista científica The Lancet, publicado em março.
“O número de mortes, ou excesso de mortalidade, inclui óbitos associados diretamente a covid-19, devido à doença, ou indiretamente, devido ao impacto da pandemia nos sistemas de saúde e na sociedade“, explicou a OMS.
+++ Vacina contra covid-19 em crianças não tem relação com mortes
+++ Variantes mais resistentes de covid-19 podem surgir nos próximos meses
Enquanto os dados oficiais apontam 5,4 milhões de mortes até o final de 2021, a OMS indica que o número de óbitos por covid-19, na verdade, é de cerca de 15 milhões. Um dos fatores para essa taxa maior é a subnotificação em muitos países. O Sudeste Asiático, Europa e Américas concentram 84% das mortes em excesso.
“Esses dados preocupantes não apenas apontam para o impacto da pandemia, mas também para a necessidade de todos os países investirem em sistemas de saúde mais resilientes”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.