A Fundação Oswaldo Cruz, publicou nessa segunda-feira, 25 de julho, dados que apontam que a covid-19 mata mais crianças do que outras 14 doenças preveníveis, nos últimos dez anos.
Segundo levantamento, a doença que surgiu em 2020 já matou 539 crianças de seis meses a três anos. Em comparação, as doenças da Lista Brasileira de Mortes Evitáveis para menores de 5 anos tiraram a vida de apenas 144 crianças, entre 2012 e 2021.
Nessa lista, então, estão: a neurotuberculose, tuberculose miliar, tétano neonatal, tétano, difteria, coqueluche, poliomielite, sarampo, rubéola, hepatite B, caxumba, rubéola congênita, hepatite viral congênita e meningite meningocócica do tipo B.
Falta de vacinação contra covid-19 de crianças preocupa e gera número alto
A preocupação, no entanto, é em relação à falta de vacina para a maioria das crianças dessa faixa etária. Isso porque, t0das essas 14 doenças possuem vacina e apresentam efetividade por conta da vacinação controlada. Para a covid-19, somente na última semana, aprovaram o imunizante para crianças de 3 anos, enquanto as mais novas aguardam.
Apesar da aprovação, muitos estados brasileira apresentam baixo índice de vacinação dessas crianças, por conta da falta de doses da CoronaVac, vacina aprovada. Butantã, responsável pela produção no Brasil, enfrenta falta de matéria-prima, não comprada pelo Ministério da Saúde.