Testeira
  coluna-viva-nutricao   / Perfeito para qualquer ocasião

Gostosuras ou Travessuras? Bolo recheado com cobertura de chocolate para Halloween

A receita ainda leva recheio de coco e abóbora que criam uma mistura saborosa

Nutricionista Raquel Penha e Silva Publicado quinta 7 outubro, 2021

A receita ainda leva recheio de coco e abóbora que criam uma mistura saborosa
Bolo de abóbora com recheio e cobertura de chocolate - Foto meramente ilustrativa/ Crédito: amodadoflavio.pt

Outubro é considerado o Mês das Bruxas. E que tal aproveitar que o mês também tem o Dia das Crianças e preparar uma receita divertida e deliciosa com seus filhos? Vamos incrementar o bolo com cobertura de chocolate, que já é tradicional, com dois ingredientes diferenciados: a abóbora e o coco. “Eles trazem uma doçura à receita e garantem uma sobremesa saudável”, afirma a nutricionista Raquel Penha e Silva, da ON - Centro Integrado de Evolução Corporal.

Sem contar que a farinha de trigo pode ser substituída pela de aveia ou de amêndoas. “O diferencial é que elas são fontes de fibra e não contém glúten, deixam a receita mais funcional”, comenta a especialista.

Tem mais: bolo pode ser congelado por até três meses. Basta colocar em um pote de vidro bem tampado e levar ao congelador. Para descongelar, tire um dia antes e deixe na geladeira.

+++ Tem muita fome à tarde? Snack crocante de grão-de-bico é saudável e gostoso para a ocasião

Bolo de abóbora com cobertura de chocolate

Porções: 8 a 10 porções

Tempo de preparo: 1 hora e meia

Ingredientes

1 + ½ xícara e meia de farinha de aveia (ou amêndoas)

½ xícara de açúcar mascavo

2 ovos

½ xícara de água

1 colher de sopa de fermento em pó


Recheio

500 gramas de abóbora seca (própria para doce)

60 gramas de açúcar de coco

100 ml de água

2 colheres de coco ralado seco

2 cravos

Cobertura

100 gramas de chocolate 70% cacau

+++ Brownie de chocolate com nozes: receita crocante por fora e macia por dentro; ainda dá pra congelar


Modo de preparo - MASSA

Em uma vasilha misture os ingredientes secos (farinha e açúcar), adicione as gemas e a água aos poucos, em seguida mexa bem até que forme uma mistura homogênea e reserve.

Em outro recipiente, bata as claras até atingirem a consistência de neve e acrescente a massa junto com o fermento em pó. Mexa bem até que ele se dilua na mistura.

Em duas formas de 20x30 cm untadas, despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180º C ou 200º por 30 minutos. Faça o teste do palito para que o bolo fique bem assado.


Doce de abóbora

Em uma panela grande, cozinhe a abóbora já descascada e cortada em cubos.

Adicione o açúcar e o cravo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, mexendo de 5 em 5 minutos, até a água secar e a abóbora começar a se desfazer.

Quando a abóbora estiver se desfazendo, e ficar fácil de amassá-la com um garfo, adicione o coco ralado e deixe esfriar.


Recheio

Cubra uma parte do bolo com o doce e em seguida acrescente a segunda camada de bolo.


Cobertura

Coloque o chocolate em uma vasilha e leve ao micro-ondas. Marque 30 segundos, tire e misture. Repita até que ele fique uma calda. Você também pode derreter em banho maria, basta colocar o chocolate em uma vasilha de vidro e essa vasilha em uma panela com água. Vá misturando em fogo baixo até derreter. Despeje cuidadosamente sobre o bolo.2


*Raquel Penha e Silva, nutricionista da ON, centro integrado de evolução corporal (CRN3 23966) Graduada em Nutrição (2008), pela Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (USP), fez pós-graduação em Qualidade de Alimentos, pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (CBES-SP), com atualização em Nutrição Clínica, pelo Instituto Racine.

Último acesso: 29 Jan 2022 - 02:24:36 (3387).