Publicidade

Além dos cosméticos: descubra 3 novos métodos para reforçar e manter a hidratação da pele

Além dos cosméticos, a hidratação pode ser dinâmica e envolver suplementos e técnicas em consultório. Saiba o que é realmente bom para revitalizar a pele

Além dos cosméticos: descubra 3 novos métodos para reforçar e manter a hidratação da pele
Além dos cosméticos: descubra 3 novos métodos para reforçar e manter a hidratação da pele – Foto: Freepik

Sensação de estiramento e aspereza na pele são dois dos sinais que demonstram que a sua pele está ressecada.

Publicidade

“Os principais fatores que podem provocar desidratação são externos, como temperaturas frias, climas secos, luz solar ultravioleta, banhos muito quentes e muito demorados, uso de sabonete e buchas durante o banho (por removerem a camada lipídica protetora). Mas outra causa bastante comum é a baixa ingestão de água. O risco de pele seca ou desidratada aumenta com a idade. Além disso, a genética pode influenciar a qualidade de hidratação”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff.

“A primeira qualidade que um hidratante deve ter é restaurar a umidade nas camadas superiores da pele e sua barreira lipídica natural. Ativos como ureia e lactato são fatores de hidratação natural que atraem e retêm a umidade no estrato córneo (camada mais superficial da pele). Geralmente, a concentração de ureia deve ser de pelo menos 5-10%. A ceramida-3 é um dos componentes da barreira lipídica. Ela pode ser usada em hidratantes para reparar essa barreira e manter a umidade da pele. O glucoglicerol estimula as aquaporinas da pele e também ajuda a manter a umidade da pele”, completa a médica.

Mas, além dos hidratantes tópicos, há muitas outras coisas que podemos fazer para melhorar a hidratação e qualidade da pele:

Suplementação: para a hidratação, devemos priorizar a ingesta adequada de água, mas também podemos ingerir nutracêuticos para uma hidratação dinâmica (de dentro para fora).

Procedimentos não invasivos: também é possível melhorar a hidratação da pele com procedimentos em consultório.

Publicidade

Injetáveis: o ácido hialurônico é famoso nos cosméticos. Em sua forma injetável, o ácido hialurônico é ideal para melhorar a qualidade e linhas fina com o skinbooster: ele é um ‘hidratante injetável’ que estimula o colágeno e melhora as linhas sem paralisar a musculatura (diferente da toxina botulínica).