bem-estar   / Lendas folclóricas

Uma das plantas mais enigmáticas da Amazônia, vitória-régia é índia transformada em planta; conheça a lenda

Conheça a lenda folclórica que conta a história trágica da índia Naiá, que foi transformada em vitória-régia após a morte

Redação Bons Fluidos Publicado terça 26 janeiro, 2021

Conheça a lenda folclórica que conta a história trágica da índia Naiá, que foi transformada em vitória-régia após a morte
Uma das plantas mais enigmáticas da Amazônia, vitória-régia é índia transformada em planta; conheça a lenda - Freepik

Tema de uma das maiores lendas amazônicas, a vitória-régia é uma das plantas mais encantadoras e peculiares, cercada de características que a tona única. 

Descoberta, no século XIX pelo inglês John Lindley, esta planta atrai a atenção especialmente por conta de sua grandiosidade e força na botânica. 

Considerada uma das maiores plantas do mundo, a folha da vitória-regia pode atingir dois metros de diâmetro. Estas folhas são cercadas por bordas com 5 a 10 centímetros de altura, no entanto, embora tenha um formato propício para o acúmulo de água, os poros presentes na parte superior da folha impedem água da chuva se acumule neste espaço. 

Esta planta aquática pode suportar até 60 kg bem distribuídos em apenas uma folha. Esta característica proporciona cenas incríveis de aves e outros animais que aproveitam as folhas gigantes da vitória-régia para repousar sobre elas. 

Além de suas características físicas peculiares, a vitória-régia é tema central de uma das lendas amazônicas mais populares, especialmente na região norte do país, onde se origina a planta. 

Lenda conta que a vitória-régia é uma índia que morreu afogada e foi transformada em planta

Para continuar lendo, veja a MATÉRIA COMPLETA DO PORTAL BONS FLUIDOS, PARCEIRO DO VIVA SAÚDE.

Último acesso: 08 Mar 2021 - 06:15:20 (1398).