Sem tabus: 9 fatores que comprometem a libido da mulher
O tabagismo é um dos principais fatores que diminuem a libido da mulher, aponta Dr. Carlos Moraes; confira a lista completa abaixo
O tabagismo é um dos principais fatores que diminuem a libido da mulher, aponta Dr. Carlos Moraes; confira a lista completa abaixo
Segundo uma pesquisa feita pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio do Hospital Perola Byton, 48% das mulheres procuram ajuda médica por conta de disfunções sexuais: 45% destas estão entre a faixa etária de 40 a 55 anos, 37% entre 25 e 39; e somente 7,9% tem entre 20 e 24 anos. Falta de desejo é queixa de 5,8% das jovens entre 18 e 25 anos e de 19,9% de quem já passou dos 60.
Segundo Dr. Carlos Moraes, ginecologista e obstetra pela Santa Casa de SP, a falta de libido é uma das maiores queixas no consultório. Abaixo, o ginecologista aponta 9 fatores que resultam na baixa libido e explica como ocorre em cada caso.
A testosterona é um hormônio considerado masculino, afinal, sua concentração no corpo do homem é de 20 a 30 vezes maior do que no corpo feminino. Na mulher, quando a testosterona está em seus níveis ideais, é um importante componente regulador das funções biológicas do organismo.
Quando os níveis do hormônio na mulher ficam baixos, várias disfunções são ocasionadas, entre elas, a baixa libido. No entanto, a queixa é menor em mulheres na idade reprodutiva. Ela pode acontecer com mais frequência após a menopausa (lembrando que a testosterona nunca deve ser dosada em vigência do uso de contraceptivos hormonais, pois os resultados são mascarados pelo uso de hormônios).
A tireoide é uma glândula situada na parte anterior de nosso pescoço, responsável pela produção dos hormônios T4 e T3, fundamentais para o crescimento, metabolismo, para a fertilidade, entre outras funções. O funcionamento insuficiente da tireoide é chamado de hipotireoidismo.
Para conferir a lista completa, CLIQUE AQUI e acesse ao site da revista BONS FLUIDOS, parceira da VIVA SAÚDE.