Publicidade

Qual o perigo de limpar demais a pele e por que sabonetes antimicrobianos podem ser perigosos? Especialista explica

Se você quer se livrar da acne ou tem mania de limpeza excessiva, seu microbioma e sua pele podem estar em risco e mais suscetíveis aos danos ambientais

Qual o perigo de limpar demais a pele e por que sabonetes antimicrobianos podem ser perigosos? Especialista explica – FREEPIK

A nossa pele possui um manto lipídico, que é como se fosse uma “película lubrificante” formada por água e óleo na sua superfície. Esse manto lipídico tem função de proteção e de preservar a hidratação e a saúde da pele.

Publicidade

“Limpar demais essa pele, sem repor a umidade, pode causar um ressecamento em um primeiro momento e depois a produção rebote de mais oleosidade. Além disso, nossa pele conta com um microbioma, uma ‘população’ de bactérias boas que nos protegem contra doenças e outros problemas, como ressecamento e sensibilidade da pele”, afirma o Dr. Daniel Cassiano, dermatologista da Clínica Gru Saúde. 

+++ Estudo mostra que composto presente no alecrim bloqueia efeitos da Covid-19

Qual o perigo de limpar demais a pele e por que sabonetes antimicrobianos podem ser perigosos?

Ele explica que a presença desses microrganismos mantém o pH da pele em equilíbrio. Mas, usar sabonetes e outros cosméticos que reduzem excessivamente essas bactérias pode deixar a pele desprotegida e suscetível a doenças. Além disso, quando isso acontece, há um desequilíbrio, causando, assim, o aparecimento de acne em pacientes mais propensos. Do caso contrário, pode ressecar excessivamente a pele, causando rugas precocemente.  

O uso generalizado de produtos de limpeza antimicrobianos contribua com a resistência bacteriana. Ao mesmo tempo em que esse tipo de produto perde força no mercado, seu oposto ganha terreno: são os produtos formulados com probióticos — bactérias do bem.

Publicidade

CLIQUE AQUI e leia a matéria completa no portal BONS FLUIDOS, parceiro da Viva Saúde.