Noção de valor e autoestima: Mesada dá lição de controle para os filhos
Eles passam a desenvolver a consciência de que não é possível ter tudo
Eles passam a desenvolver a consciência de que não é possível ter tudo
As vontades das crianças parecem não ter fim, não é mesmo? Depois de ganhar o que tanto pediram, o foco do desejo se volta para novas aquisições! E, cansado de tanta insistência, você decide estipular uma remuneração mensal aos seus filhos.
Mas será que o famoso método da mesada é o mais apropriado para impor limites às crianças? Sim! Estipular valores em dinheiro para dar aos pequenos é uma medida eficaz.
Responsabilidade e autoestima
Eles passam a desenvolver a consciência de que não é possível ter tudo e a dar mais valor para as coisas que conquistam. Também, a mesada melhora a autoestima das crianças! Elas a encaram como uma responsabilidade dada pelos pais e se esforçam para administrar as próprias despesas.
+++ VEJA TAMBÉM: Com seus diversos benefícios, feijão pode ser um grande aliado do emagrecimento e pode ser ingerido no jantar
+++ VEJA TAMBÉM: Ricota é uma ótima opção – com pouco sódio tem maior concentração de proteínas que os queijos
Poupar dinheiro, abrindo mão dos gastos imediatos, é outra lição aprendida. Maneirar no lanche da escola, por exemplo, pode render o dinheiro necessário para um novo brinquedo.
Cuidado!
É importante tomar cuidado com valores muito altos. A criança pode não criar responsabilidade sobre o dinheiro, quando a quantia que recebe é suficiente para comprar tudo que ela deseja!
Além disso, não esqueça que a criança está aprendendo a lidar com o próprio dinheiro. Ganhando valores semanais, ela tem uma ideia melhor de como controlar os gastos. O dinheiro do mês todo pode causar confusão e fazer com que ela gaste tudo de uma vez só.
O valor pode ser mudado quando o aumento é previamente estipulado ou quando alguns hábitos da criança mudam.