Publicidade

“Mudar a realidade”: Lewis Hamilton faz reflexão importante após fala racista de Nelson Piquet

Após fala racista do ex-piloto Nelson Piquet, o conquistador de títulos da Fórmula 1, Lewis Hamilton, declarou como essas atitudes não devem ter mais espaço

Lewis Hamilton faz reflexão importante após fala racista de Nelson Piquet
Lewis Hamilton faz reflexão importante após fala racista de Nelson Piquet – Instagram/lewishamilton

“Vamos focar em mudar a mentalidade”: assim começou, em português, a manifestação de um dos grandes pilotos que marcou a Fórmula 1, Lewis Hamilton, após fala racista do ex-piloto Nelson Piquet em uma entrevista de 2021 que causou indignação na internet nos últimos dias. No vídeo, Piquet usou o termo “neguinho” diversas vezes para se referir a Hamilton.

Publicidade

Nesta terça-feira, 28, Hamilton mandou uma mensagem de alerta pelo seu Twitter sobre como esse tipo de atitude não pode ter mais espaço na sociedade. No vídeo, Nelson Piquet falava sobre um episódio no Grande Prêmio de Silverstone de 2021, em que foi perguntado se havia semelhanças entre uma disputa de Max Verstappen com Hamilton com ação de Ayrton Senna, em 1990.

Publicidade

“O neguinho (Lewis Hamilton) meteu o carro e não deixou (Verstappen desviar). O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho meteu o carro e não deixou. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro (Verstappen) se f*deu. Fez uma p*ta sacanagem”, disse, no trecho da entrevista.

O crime de racismo no Brasil se configura quando a dignidade de uma pessoa é ofendida por conta de sua cor, etnia, religião, idade ou deficiência. 

Lewis Hamilton fala sobre mentalidades arcaicas e momento de ação

Lewis Hamilton destacou em seu Twitter como episódios como esses se tratam de mentalidades arcaicas e que o tempo, agora, é de mudança. “É mais do que linguagem. Essas são mentalidades arcaicas que precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte”. O piloto também relatou como já sofreu com o racismo ao longo de sua vida e carreira. “Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”.

Publicidade

Publicidade

A Fórmula 1 chegou a emitir um comunicado sobre a fala racista de Nelson Piquet em relação a Lewis Hamilton:

“Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável de qualquer forma e não deve fazer parte da sociedade. Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito”, disse a F1. “Seus esforços incansáveis e a inclusão são uma lição para muitos e algo com o que estamos comprometidos na F1”.

Publicidade